A escola sempre foi vista como lugar de acolhimento e práticas educativas voltadas para o desenvolvimento da criança, por sua vez obteve grande relevância no sentido de ter se tornado um ambiente rico e cheio de possibilidades no âmbito educacional. Por muito tempo a Educação Infantil preocupou-se em apenas acolher as crianças, oferecendo lhes cuidados essenciais para atender às suas necessidades, porém nos últimos anos essa etapa da educação vem passando por grandes avanços, ganhando leis e mecanismo para assegurar que seus princípios educativos sejam pautados na responsabilidade e compromisso. A organização do trabalho pedagógico nessa primeira etapa de escolarização da criança, deve ser embasada nas contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da BNCC, que definem entre outras questões as competências e os eixos estruturantes. A importância do cuidar e educar na Educação Infantil é imensa, recaindo sobre o professor o papel de planejar e realizar ações significativas, que visem o desenvolvimento integral das crianças. Para esse estudo nos baseamos em teóricos como Barbosa (2010), Hoffmann (2000), Oliveira (2012) e Angotti (2010), entre outros. Além de discutir sobre as questões do cuidar e educar na educação Infantil, esse trabalho propõe refletir sobre os desafios de oferecer vivências, respeitando a individualidade, promovendo um planejamento e ambiente propício a interações, bem como descrever o trabalho pedagógico com crianças pequenas e refletir sobre as ações de cuidar e educar na perspectiva escolar. Para desenvolvimento desse trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, exploratório. Os resultados aqui obtidos mostraram que o cuidar e o educar são indissociáveis, imprescindíveis e essenciais para o processo de aprendizagem integral e harmonioso das crianças, contribuindo para a formação de indivíduos consciente e responsáveis.