É inegável a rica diversidade do contexto amazônico. E quando nos deparamos com as diversas particularidades da região, nos faz pensar nos caminhos para a educação superior e a empregabilidade dos jovens, uma vez que nesses diferentes contextos, esse jovem amazônico atravessa muitas dificuldades, seja financeira, seja de oportunidade e de locomoção para concluir seus estudos. Realidade presente em muitos dos municípios na Amazônia. Este estudo objetiva mostrar a importância do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) para o acesso à educação superior, política educacional desenvolvida pela Universidade Estadual do Amazonas para a inserção dos jovens à universidade. Transição que precisa estar alinhada com a educação básica. A questão que norteou a pesquisa surgiu de discussões sobre a Educação Básica e o papel do SIS, na sala de professores de uma Escola Estadual no município de Presidente Figueiredo/AM e o papel do SIS. A pesquisa apresentou uma abordagem de cunho bibliográfico e descritivo. O referencial teórico foi constituído por autores que estudam a juventude e os processos de ingresso ao nível superior no Brasil. A pesquisa também apresentou a importância desses tipos de acessos ao nível superior, promovendo uma discussão e reflexões proporcionando assim, ações mais pontuais por parte das escolas estaduais, que têm o público, estudantes do ensino Médio, para essa inserção futura na universidade por meio do SIS. Como resultado, ampliaram as discussões sobre esse estudo, houve um envolvimento mais crítico sobre o alcance do SIS pelos jovens do interior do Amazonas e sua contribuição para a formação humana integral do cidadão.