CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110922 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2882 "inscrito_id" => 3098 "titulo" => "CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO." "resumo" => "Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3098_TB2882_08042024181251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110922 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2882 "inscrito_id" => 3098 "titulo" => "CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ: PROMOVENDO CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO SEU ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO." "resumo" => "Com o intuito de estimular o ensino e aprendizagem da educação básica, professores e escolas procuram meios atrativos para desenvolver atividades lúdicas, capazes de despertar o interesse dos alunos pela busca do conhecimento. No primeiro semestre de 2023, os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, participaram de uma visita pedagógica ao Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), localizado na cidade de Belém, Pará. O objetivo da visita foi conhecer o local e aprender novos métodos de se trabalhar a aprendizagem dos alunos fora do ambiente escolar, de forma que eles entendessem o propósito da visita e buscassem conhecimentos de modo lúdico e prazeroso. Neste cenário, os Espaços Não Formais de Ensino são alternativas para desenvolver este estilo de ensino e vêm sendo usados pedagogicamente fora do ambiente escolar (Santos; Teran, 2017). Este Trabalho visa apresentar o espaço visitado como um grande e importante Espaço Não Formal de Ensino e das atividades voltadas para a área da astronomia e das ciências, a finalidade do CCPP é proporcionar ao seu público estudantil, docente e comunidade em geral o conhecimento científico por meio de ações de ensino e pesquisa. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Os professores em formação inicial conseguiram construir conhecimentos a respeito das características de um Espaço Não Formal de Ensino, do local visitado, da variedade de atividades oferecidas por ele e da importância de proporcionar esse tipo de ensino e aprendizagem para seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3098_TB2882_08042024181251.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "henriquesl0211@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }