A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111309 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3431 "inscrito_id" => 1870 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir a formação do pedagogo relacionado ao trabalho do ensino da matemática especificamente no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esses professores no processo de ensino aprendizagem da matemática, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados que servem como base para inserir o aluno no processo de construção do conhecimento matemático, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador deste conhecimento. O estudo apresenta abordagem qualitativa, respaldado em documentos, e pela revisão bibliográfica, permitindo uma reflexão por parte da pesquisadora e dos professores participantes da pesquisa que atuam na área da matemática nas séries iniciais especialmente do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre esses anos do Ensino Fundamental, a falta de tempo entre os professores, a imaturidade dos alunos, e a importância do papel do docente vivenciado entre as expectativas positivas e os resultados alcançados, devendo-se, dessa forma apontar caminhos que o ensino de matemática apresenta no contexto atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1870_TB3431_23102024104403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLENE CAVALCANTI SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDLENE" "autor_email" => "edleneufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111309 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3431 "inscrito_id" => 1870 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo objetiva refletir a formação do pedagogo relacionado ao trabalho do ensino da matemática especificamente no processo de transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental e os conflitos enfrentados por esses professores no processo de ensino aprendizagem da matemática, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos utilizados que servem como base para inserir o aluno no processo de construção do conhecimento matemático, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador deste conhecimento. O estudo apresenta abordagem qualitativa, respaldado em documentos, e pela revisão bibliográfica, permitindo uma reflexão por parte da pesquisadora e dos professores participantes da pesquisa que atuam na área da matemática nas séries iniciais especialmente do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada em Maceió – Al. Este trabalho possibilitou observar a existência de dificuldades no diálogo entre esses anos do Ensino Fundamental, a falta de tempo entre os professores, a imaturidade dos alunos, e a importância do papel do docente vivenciado entre as expectativas positivas e os resultados alcançados, devendo-se, dessa forma apontar caminhos que o ensino de matemática apresenta no contexto atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1870_TB3431_23102024104403.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLENE CAVALCANTI SANTOS" "autor_nome_curto" => "EDLENE" "autor_email" => "edleneufal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }