A variação linguística, marca inerente às línguas, é um objeto de pesquisa de extrema importância para os estudos que envolvem o ensino de línguas. Assim, no ensino de línguas estrangeiras, essa variação linguística deve assumir uma relevância que pode impactar a aprendizagem dos alunos que estudam uma língua adicional. Desse modo, tendo em vista a importância desse fenômeno para a língua, o presente estudo busca responder à pergunta: qual o potencial que a variação linguística do Português brasileiro pode exercer no ensino-aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE)? Para alcançar esse objetivo, trabalhamos sob o viés heterogêneo da língua (Faraco, 2008) e interacional (Morita, 1992) que norteiam nossa análise qualitativa de um teste direcionado aos estudantes da turma presencial de segundo semestre e da turma virtual de terceiro semestre do Curso de Português para Estrangeiros do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Português para Estrangeiros (NUEPPE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O teste apresenta os contextos e usos reais na fala de variantes linguísticas do Português brasileiro, a fim de identificar o nível de conhecimento dos alunos acerca da variação linguística do Português que existe no Brasil e seu impacto no processo de aquisição da língua. Buscamos assim, refletir sobre a potencialidade de reconhecimento e uso das variações linguísticas que os alunos desenvolvem(ram) durante as aulas.