O relato abrange a evasão e sua influência no meio escolar construído com base em uma experiência vivida como bolsista no Programa de Residência Pedagógica em uma escola do ensino médio da cidade de Floriano-PI. A metodologia envolveu a observação direta dos fatos e eventos ocorridos durante as atividades de residência que se desenvolveram durante o segundo rodízio, permitindo conhecer a realidade de funcionamento da instituição e identificar possíveis causas do problema na frequência dos alunos. Durante o relato, dentre os diversos motivos destacados para a ocorrência do empecilho alguns deles, possivelmente, podem estar associados a desmotivação acadêmica ou uma sequela pós-pandêmica. O objetivo do trabalho é analisar a ocorrência expressiva da evasão e sua influência na comunidade escolar de professores e alunos, buscando entender quais são os fatores contribuintes e seus impactos para a legitimidade do funcionamento educacional. Por fim, o relato ressalta a necessidade da coleta confiável de dados atualizados, abrangentes e focados nos problemas específicos para que possibilite estratégias eficazes e específicas. Enfatizando ainda o papel da Residência Pedagógica no acompanhamento das escolas e de tais problemas, permitindo estratégias efetivas junto a elas e a colaboração com outros profissionais da educação, podendo propiciar a esses futuros professores o enriquecimento de sua formação.