O presente artigo foi produzido a partir da necessidade de dar voz aos docentes sobre a formação continuada e sua importância para profissionais sempre bem preparados e atualizados. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental correspondentes à alfabetização, que questionou sobre a importância da formação continuada para prática pedagógica frente às necessidades e desafios na sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam na 1ª, 2ª e 3ª séries iniciais. O problema de pesquisa visou responder: como a formação continuada dos professores que atuam como alfabetizadores têm influência ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico foram destacando os documentos norteadores nacionais como a LDB 9394/96, a BNCC e artigos científicos que abordam sobre formação docente e alfabetização que fundamentam as práticas relacionadas. Concluímos que a formação inicial não tem sido suficiente para atender as demandas e desafios constantes do ensino, sendo fundamental que os professores tenham acesso a programas de formação continuada, que lhes permitam atualizar seus conhecimentos e desenvolver novas competências ao longo de sua atuação docente e proporcionando um melhor desempenho em suas metodologias e resultados na literacia com os estudantes.