Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: NECESSIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS/AM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8227
    "inscrito_id" => 4342
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: NECESSIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS/AM."
    "resumo" => "O presente artigo foi produzido a partir da necessidade de dar voz aos docentes sobre a formação continuada e sua importância para profissionais sempre bem preparados e atualizados. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental correspondentes à alfabetização, que questionou sobre a importância da formação continuada para prática pedagógica frente às necessidades e desafios na sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam na 1ª, 2ª e 3ª séries iniciais. O problema de pesquisa visou responder: como a formação continuada dos professores que atuam como alfabetizadores têm influência ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico foram destacando os documentos norteadores nacionais como a LDB 9394/96, a BNCC e artigos científicos que abordam sobre formação docente e alfabetização que fundamentam as práticas relacionadas. Concluímos que a formação inicial não tem sido suficiente para atender as demandas e desafios constantes do ensino, sendo fundamental que os professores tenham acesso a programas de formação continuada, que lhes permitam atualizar seus conhecimentos e desenvolver novas competências ao longo de sua atuação docente e proporcionando um melhor desempenho em suas metodologias e resultados na literacia com os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4342_TB8227_06082024151849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane.souza@seduc.net"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114630
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8227
    "inscrito_id" => 4342
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: NECESSIDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO DA CIDADE DE MANAUS/AM."
    "resumo" => "O presente artigo foi produzido a partir da necessidade de dar voz aos docentes sobre a formação continuada e sua importância para profissionais sempre bem preparados e atualizados. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental correspondentes à alfabetização, que questionou sobre a importância da formação continuada para prática pedagógica frente às necessidades e desafios na sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam na 1ª, 2ª e 3ª séries iniciais. O problema de pesquisa visou responder: como a formação continuada dos professores que atuam como alfabetizadores têm influência ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico foram destacando os documentos norteadores nacionais como a LDB 9394/96, a BNCC e artigos científicos que abordam sobre formação docente e alfabetização que fundamentam as práticas relacionadas. Concluímos que a formação inicial não tem sido suficiente para atender as demandas e desafios constantes do ensino, sendo fundamental que os professores tenham acesso a programas de formação continuada, que lhes permitam atualizar seus conhecimentos e desenvolver novas competências ao longo de sua atuação docente e proporcionando um melhor desempenho em suas metodologias e resultados na literacia com os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4342_TB8227_06082024151849.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANE MIRANDA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANE"
    "autor_email" => "rosane.souza@seduc.net"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo foi produzido a partir da necessidade de dar voz aos docentes sobre a formação continuada e sua importância para profissionais sempre bem preparados e atualizados. A pesquisa foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental no município de Manaus/AM. O objetivo geral foi dialogar com os professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental correspondentes à alfabetização, que questionou sobre a importância da formação continuada para prática pedagógica frente às necessidades e desafios na sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo professores que atuam na 1ª, 2ª e 3ª séries iniciais. O problema de pesquisa visou responder: como a formação continuada dos professores que atuam como alfabetizadores têm influência ou não em suas práticas pedagógicas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que privilegia a observação participante, recorrendo também à pesquisa bibliográfica como embasamento teórico, questionários e oitivas direcionadas aos professores que favoreceram a análise dos dados. No referencial teórico foram destacando os documentos norteadores nacionais como a LDB 9394/96, a BNCC e artigos científicos que abordam sobre formação docente e alfabetização que fundamentam as práticas relacionadas. Concluímos que a formação inicial não tem sido suficiente para atender as demandas e desafios constantes do ensino, sendo fundamental que os professores tenham acesso a programas de formação continuada, que lhes permitam atualizar seus conhecimentos e desenvolver novas competências ao longo de sua atuação docente e proporcionando um melhor desempenho em suas metodologias e resultados na literacia com os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.