O desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita é uma tarefa necessária, porém desafiadora para a prática docente, e requer estratégias didáticas e pedagógicas que estejam centradas no desenvolvimento de novas habilidades nos estudantes. Diante desse contexto, temos a seguinte problemática: como a leitura e a produção de histórias em quadrinhos podem contribuir para o processo de letramento de crianças em uma turma de 3º ano do ensino fundamental? O artigo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de uma oficina de leitura e de produção de histórias em quadrinhos no processo de letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: a) Fundamentar a pesquisa na perspectiva das discussões teóricas sobre Letramento; b) analisar o desenvolvimento de uma oficina de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental; c) compreender os limites e possibilidades do Gênero Histórias em Quadrinhos em atividades de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Para análise dos dados temos um referencial teórico embasado em Street (2012), Kleiman (2004), Vergueiro e Ramos (2020), Araújo (2013), Ramos (2019), entre outros autores que fomentam as discussões desenvolvidas no artigo. A pesquisa foi desenvolvida com respaldo na metodologia de revisão bibliográfica e na análise dos dados coletados na oficina de leitura e de produção de histórias em quadrinhos.