A gamificação, aplicação dos princípios dos jogos em contextos não lúdicos, desperta interesse em diversos setores, incluindo a educação desde 2010, quando ocorreu sua popularização. Em sala de aula, busca engajar alunos e tornar a aprendizagem mais participativa, com diferentes abordagens para reforçar comportamentos específicos e promover interação entre os estudantes. Especialmente em ciências e matemática do Ensino Médio, facilita a compreensão de conceitos complexos e motiva os alunos, tornando o ambiente de aprendizado mais dinâmico. Este estudo apresenta uma análise do estado da arte sobre a gamificação no ensino dessas disciplinas, com base em estudos apresentados nos eventos CONEDU. A pesquisa seguiu um Estado da Arte, analisando 18 estudos apresentados no CONEDU, de 2020 a 2023. Escolhemos o CONEDU pela sua relevância acadêmica, especialmente no nordeste do Brasil. Adaptado para o formato online devido à pandemia, o evento atraiu mais participantes, permitindo um maior quantitativo de apresentação e discussão de práticas educacionais inovadoras, como a gamificação, por isso, o recorte foi feito a partir do ano de 2020. Por meio da análise realizada, dos trabalhos em foco, foi possível perceber que a gamificação foi explorada utilizando ferramentas como Kahoot, ClassCraft e Realidade Aumentada (RA). A adaptação da gamificação para diferentes contextos, incluindo o ensino remoto durante a pandemia de COVID-19, destacou sua versatilidade e relevância para os desafios contemporâneos da educação. A convergência dos estudos evidencia a gamificação como uma estratégia pedagógica promissora, capaz de promover uma aprendizagem mais significativa e alinhada às demandas da sociedade atual. No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender melhor seus efeitos a longo prazo e garantir sua equidade de acesso. Além disso, a formação contínua dos educadores é fundamental para integrar a gamificação de maneira abrangente, combinando-a com outras metodologias ativas de ensino e considerando as necessidades individuais dos alunos.