A ludicidade, como instrumento pedagógico, pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilita experiências com jogos, brincadeiras e brinquedos, tornando a aprendizagem significativa aos alunos. Nesse sentido, este trabalho apresenta a ludicidade no Ensino Fundamental como um meio que pode auxiliar os alunos nas práticas de leitura e escrita. Assim, apontamos a seguinte questão problema: como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI? Em vista disso, temos como objetivo geral: compreender como a ludicidade pode auxiliar nas práticas de leitura e escrita com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Bom Jesus/PI, obtendo como objetivos específicos: identificar nas narrativas das professoras práticas que envolvem a ludicidade no processo de escrita e leitura dos seus alunos; e analisar as estratégias lúdicas das professoras para auxiliar na leitura e escrita dos seus alunos. Assim, para contribuir com a análise dos dados utilizamos os autores: Kramer (2007); Soares (2020) e Tardif (2014), entre outros que fundamentam as discussões e reflexões neste trabalho. No plano metodológico, utilizamos a pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, trazendo como instrumento da pesquisa o memorial, que nos permite compreender as práticas lúdicas desenvolvidas pelas professoras no contexto da leitura e escrita com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e nesse sentido, realizamos a análise dos dados na perspectiva da análise interpretativa. Como resultados desta pesquisa apontamos que, as professoras enfrentam desafios para trabalhar a leitura e escrita com seus alunos, e que em suas estratégias pedagógicas, as mesmas não utilizam a ludicidade como meio pedagógico, e não demonstram conhecimento aprofundado sobre o lúdico na educação.