Este estudo investiga os contos africanos como ferramenta de afroletramento na educação infantil em Fortaleza, envolvendo a literatura infantil afro-brasileira na formação identitária e cultural das crianças. Envolvemos uma pesquisa de levantamento bibliográfico e análise de documentos institucionais, o estudo busca avaliar a percepção dos educadores, o impacto na promoção da consciência cultural das crianças e os desafios enfrentados pelas escolas na implementação dessa abordagem. Na pesquisa ficou evidente a íntima relação entre linguagem e cultura, refletida nos contos africanos que transmitem valores, tradições e modos de pensar das culturas africanas. A pesquisa revela a falta de acesso à literatura afro-brasileira infantil e suas consequências na construção identitária das crianças negras, contrastando com a representação contínua das crianças brancas nos materiais escolares. Destaca-se a importância de valorizar a cultura africana e afrodescendente no processo de letramento, reconhecendo e aplicando materiais e abordagens pedagógicas que reflitam essa diversidade cultural. A reflexão sobre a complexidade das relações entre língua e sociedade no Brasil reforça a relevância dos contos africanos como ferramenta de afroletramento, promovendo a valorização das diferentes formas de expressão linguística e cultural. Os resultados indicam lacunas na representatividade étnico-cultural nos currículos escolares, impactos psicossociais dessa falta de representatividade, percepções dos educadores e estratégias pedagógicas eficazes. Espera-se contribuir para a elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inclusivas e representativas, promovendo uma educação que respeite a diversidade étnico-cultural.