Esta pesquisa, do tipo Estudo de Caso, insere-se na linha de pesquisa 1 – Instituições educacionais, políticas públicas e práticas educativas, do Programa de Pós-graduação de Educação (PPGE) da Universidade Católica de Petrópolis, focalizando na análise da eficácia da Política de Assistência Estudantil (AE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo geral é analisar o processo de implementação da política de assistência estudantil, viabilizados pelo PNAES, buscando verificar os resultados obtidos pelos estudantes assistidos nas diversas áreas de abrangência e o impacto na permanência e êxito destes sujeitos na última etapa da educação básica. O referencial teórico fundamenta-se, em especial, no ciclo de políticas de Stephen Ball, Bowe e Jefferson Mainardes, nas contribuições filosóficas e educacionais de críticos do modelo neoliberal de educação, como Dermeval Saviani, Eliezer Pacheco, Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. A unidade de análise é o campus Rio Pomba-MG, com os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, acompanhando uma amostra de 60 estudantes que foram contemplados com a assistência estudantil, no período de 2023 a 2025. Os dados serão coletados por meio de análise documental dos registros e informações da Coordenação de Assistência Estudantil (CGAE) da instituição, do questionário direcionado aos professores que atuam junto aos estudantes e dos relatos dos estudantes pesquisados a partir dos registros dos grupos focais; e analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin e categorizados em três eixos temáticos: a) permanência na escola; b) desempenho escolar; e c) intencionalidade pelo mundo do trabalho e no ensino superior. Tais questões ganham relevância no contexto de ameaça aos investimentos públicos através de uma agenda neoliberal e nos desdobramentos de uma pandemia que aumenta drasticamente o distanciamento entre as oportunidades de desenvolvimento humano entre os mais pobres.