O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS – RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CONTEXTO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2163 "inscrito_id" => 9436 "titulo" => "O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS – RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CONTEXTO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa analisa o lugar do conhecimento histórico, normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recontextualizado nos Livros Didáticos. Para isso, realizamos uma análise comparativa, do contexto anterior e posterior a homologação da BNCC, sobre o objeto cultural do Livro Didático (LD), com ênfase central no contexto da Reforma do Ensino Médio. Nesse exercício de análise do conhecimento histórico, busca-se então estabelecer uma reflexão, acerca das mudanças realizadas na produção do LD. Analisamos os documentos governamentais referentes a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2018), bem como a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A pesquisa analisa o conhecimento histórico apresentados nos Livros Didáticos a partir de um roteiro, amparado nos estudos da Educação Histórica. Objeto de análise são coleções publicadas nos contextos anterior e posterior à BNCC e da Reforma do Novo Ensino Médio. As coleções produzidas pelas mesma editora e igual autoria permitiu compreender as permanências e rupturas nos conhecimentos históricos apresentados nos LD’s, nos contextos anteriores e posteriores a Reforma do Ensino Médio, como também, possibilitou construir uma reflexão atual sobre o Ensino de História e aos desafios do ensino escolar, em especial ao componente de História e as obras didáticas escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9436_TB2163_05042024123425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SILVINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA SILVINO" "autor_email" => "carlasilvino@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2163 "inscrito_id" => 9436 "titulo" => "O CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR NOS LIVROS DIDÁTICOS – RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NO CONTEXTO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa analisa o lugar do conhecimento histórico, normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e recontextualizado nos Livros Didáticos. Para isso, realizamos uma análise comparativa, do contexto anterior e posterior a homologação da BNCC, sobre o objeto cultural do Livro Didático (LD), com ênfase central no contexto da Reforma do Ensino Médio. Nesse exercício de análise do conhecimento histórico, busca-se então estabelecer uma reflexão, acerca das mudanças realizadas na produção do LD. Analisamos os documentos governamentais referentes a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (BRASIL, 2018), bem como a legislação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A pesquisa analisa o conhecimento histórico apresentados nos Livros Didáticos a partir de um roteiro, amparado nos estudos da Educação Histórica. Objeto de análise são coleções publicadas nos contextos anterior e posterior à BNCC e da Reforma do Novo Ensino Médio. As coleções produzidas pelas mesma editora e igual autoria permitiu compreender as permanências e rupturas nos conhecimentos históricos apresentados nos LD’s, nos contextos anteriores e posteriores a Reforma do Ensino Médio, como também, possibilitou construir uma reflexão atual sobre o Ensino de História e aos desafios do ensino escolar, em especial ao componente de História e as obras didáticas escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9436_TB2163_05042024123425.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA SILVINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CARLA SILVINO" "autor_email" => "carlasilvino@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }