O DESAFIANTE PROCESSO DE ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113958 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7247 "inscrito_id" => 17418 "titulo" => "O DESAFIANTE PROCESSO DE ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "RESUMO O desafio da educação especial na perspectiva inclusiva se faz uma constância diária nas escolas de uma forma geral. Na educação infantil nos agarramos a ideia que é o início e que podemos fazer a diferença ali, o que proporcionará as crianças um ensino fundamental adequado e favorável o acesso aos saberes sistematizados e construídos historicamente. Esse trabalho ancora-se na deficiência na perspectiva social, ou seja, a deficiência construída socialmente. Sustentado na Pedagogia Histórico Crítica (PHC) que afirma que todos temos o direito de acessar os saberes clássicos e na psicologia histórico-cultural que nos diz que todos somos capazes de aprender. E sendo um estudo de caso Yin (2005) nos dar suporte metodológico. No ensino fundamental constatamos que quando o trabalho não acontece de forma a incluir na educação infantil, a defasagem presente quando se acessa esse nível de ensino se torna muito mais desafiante, uma vez que “saltou-se” etapas e o que encontramos são crianças sem ideia do que é a escola, sem conhecimento algum dos saberes elaborados e clássicos que todos temos o direito de saber. O processo ensino/aprendizagem precisa começar efetivamente na educação infantil, para que a criança tenha sucesso nas demais etapas da educação básica. Assim possa chegar ao ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17418_TB7247_10062024220040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SELMA DOS SANTOS LAURINDO" "autor_nome_curto" => "ANA SELMA" "autor_email" => "aeemve2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113958 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7247 "inscrito_id" => 17418 "titulo" => "O DESAFIANTE PROCESSO DE ALFABETIZAR CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "RESUMO O desafio da educação especial na perspectiva inclusiva se faz uma constância diária nas escolas de uma forma geral. Na educação infantil nos agarramos a ideia que é o início e que podemos fazer a diferença ali, o que proporcionará as crianças um ensino fundamental adequado e favorável o acesso aos saberes sistematizados e construídos historicamente. Esse trabalho ancora-se na deficiência na perspectiva social, ou seja, a deficiência construída socialmente. Sustentado na Pedagogia Histórico Crítica (PHC) que afirma que todos temos o direito de acessar os saberes clássicos e na psicologia histórico-cultural que nos diz que todos somos capazes de aprender. E sendo um estudo de caso Yin (2005) nos dar suporte metodológico. No ensino fundamental constatamos que quando o trabalho não acontece de forma a incluir na educação infantil, a defasagem presente quando se acessa esse nível de ensino se torna muito mais desafiante, uma vez que “saltou-se” etapas e o que encontramos são crianças sem ideia do que é a escola, sem conhecimento algum dos saberes elaborados e clássicos que todos temos o direito de saber. O processo ensino/aprendizagem precisa começar efetivamente na educação infantil, para que a criança tenha sucesso nas demais etapas da educação básica. Assim possa chegar ao ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17418_TB7247_10062024220040.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA SELMA DOS SANTOS LAURINDO" "autor_nome_curto" => "ANA SELMA" "autor_email" => "aeemve2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }