Este estudo analisa a importância e a necessidade da presença de um psicólogo no âmbito escolar. Esta pesquisa está fundamentada na magnitude desse tema para a sociedade, a seguinte problemática respalda-se em expor a forma pela a qual o psicólogo atua nas instituições escolares, e se tal pode minimizar o que podemos chamar de frustração escolar. A abordagem do estudo foi qualitativo, tendo como procedimento básico a análise de conteúdo, buscando esclarecer que a atuação do profissional de psicologia no âmbito escolar favorece o desenvolvimento e a decorrente aprendizagem do educando. Evidenciando recursos que possibilita o psicólogo no processo de orientação em questões de formação e aconselhamento familiar. Isto porque, o psicólogo escolar, quando inserido no contexto escolar, busca trazer benefícios para o processo de aprendizagem, com ações relevantes para o desenvolvimento do educando. Visto que atua tanto com o professor, como com o aluno, família e comunidade tentando minimizar assim o fracasso escolar. Portanto buscou-se a relevância e contribuições que o psicólogo traz no âmbito escolar para os educandos e demais profissionais inseridos de um forma geral, mostrando que o profissional de psicologia ao detectar essas dificuldade, irá promover atividades que possam potencializar, e auxiliar cada um ao longo do processo.