Com a finalidade de elencar e descrever o cenário das pesquisas já realizadas sobre formação permanente dos professores de Educação Física das escolas do campo na perspectiva freireana, realizamos o levantamento bibliográfico da produção de dissertações e teses registradas no banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram realizadas também pesquisas por artigos nas Bibliotecas Digitais: Periódicos CAPES, Education Resources Information Center (ERIC), Directory of Open Access Journals (DOAJ), assim como no indexador Scientific Electronic Library Online (SciELO e na página de publicações e repositórios da UFES. O idioma selecionado foi português. Em relação ao marco temporal, delimitamos um período de 2001 a 2021. Esse intervalo foi escolhido considerando o ano de aprovação do Parecer CNE/CEB nº 36/2001, que estabelece as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Optamos por utilizar os seguintes descritores nesta pesquisa: "Educação do campo", "Educação física", "Formação permanente" e "Paulo Freire".