O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção.