A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo.