Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112372
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4969
    "inscrito_id" => 15072
    "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4969_23052024083423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112372
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4969
    "inscrito_id" => 15072
    "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4969_23052024083423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "SARA"
    "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.