A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4969 "inscrito_id" => 15072 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4969_23052024083423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112372 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4969 "inscrito_id" => 15072 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA E O PROFESSOR REFLEXIVO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A práxis pedagógica é entendida como leitura, compreensão e visão de mundo. É uma atividade produtiva que leva em consideração a relação do homem com a natureza, e visa a utilização da inter-relação da teoria e da prática em sua composição, sendo considerada fundamental para a construção do professor reflexivo. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar como a práxis pedagógica do contexto formativo pode influenciar na construção do professor reflexivo de Biologia em exercício de sua profissão. É uma pesquisa de natureza qualitativa (Lima, 2016) que utilizou a entrevista semiestruturada (Triviños, 1987) para construção dos dados. Foram entrevistados quatro docentes que ensinam Biologia, egressos da UFPI/ CPCE e as informações foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Foi possível perceber que os professores compreendem a práxis, cada um segundo a sua visão de mundo e a utilizam em seu fazer docente, se autodefinindo como professores reflexivos. Foi compreendido também que o período formativo foi essencial para o aprendizado sobre a práxis, sendo esse momento precioso para a compreensão e desenvolvimento de metodologias, bem como de atividades que partem do conhecimento teórico para o prático. Além disso, apresentaram pontos positivos da utilização da práxis para a aprendizagem dos indivíduos, como a associação, compreensão do conteúdo e desenvolvimento do senso crítico. Portanto, a busca e o desafio desse estudo a partir das experiências dos professores, é promover o conhecimento sobre a importância da formação de professores na práxis pedagógica, pois essa formação permite que o professor esteja em um estado constante de reflexão e ação, transformando o ambiente monótono em um local de crescimento e dinamicidade e contribuindo, dessa forma, na moldagem e construção do aprendizado do seu educando, evidenciando assim a precisão e eficácia dessa formação para a construção do professor reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15072_TB4969_23052024083423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "SARA" "autor_email" => "saramendes@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }