A presente pesquisa de Mestrado em Letras/Área de concentração em Estudos Linguísticos objetiva averiguar quais as potencialidades da articulação entre a gamificação e o ensino e aprendizagem da leitura para o processo de inclusão escolar de educandos com autismo. Neste sentido, pretende-se contribuir com a produção de conhecimento para a educação básica, no que diz respeito tanto ao ensino e aprendizagem das práticas de linguagem quanto à utilização da gamificação como metodologia ativa promotora da inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como aporte teórico, destacamos os estudos de Vygotsky (1987; 1989), Kleiman (1997), Soares (2022), Bakhtin (2016 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Prensky (2012), Alves (2015), Mantoan (2011), Hudson (2019) e Relvas (2022) dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são quatro alunos da pesquisadora responsável que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua/PA. Para tanto, procederemos à investigação de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e fins descritivos e explicativos, sob o paradigma sociocrítico. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a pesquisa-ação e a análise de conteúdo para tratamento dos dados a serem obtidos. As intervenções ocorrerão na sala de aula regular do público-alvo, com atividades de leitura de textos do gênero fábula, utilizando a gamificação como metodologia ativa, visando motivar e engajar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da leitura como prática social atrelada aos aspectos valorativos e socioemocionais, contribuindo para a formação do leitor crítico, autônomo e protagonista do seu processo de aprender. Os principais resultados esperados são que a gamificação, na perspectiva inclusiva, articulada ao ensino e aprendizagem da leitura promova a ampliação das potencialidades na compreensão leitora dos alunos, bem como na efetivação do processo de inclusão escolar dos educandos com autismo.