GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA PARA EDUCANDOS COM AUTISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113942 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7227 "inscrito_id" => 15924 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA PARA EDUCANDOS COM AUTISMO" "resumo" => "A presente pesquisa de Mestrado em Letras/Área de concentração em Estudos Linguísticos objetiva averiguar quais as potencialidades da articulação entre a gamificação e o ensino e aprendizagem da leitura para o processo de inclusão escolar de educandos com autismo. Neste sentido, pretende-se contribuir com a produção de conhecimento para a educação básica, no que diz respeito tanto ao ensino e aprendizagem das práticas de linguagem quanto à utilização da gamificação como metodologia ativa promotora da inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como aporte teórico, destacamos os estudos de Vygotsky (1987; 1989), Kleiman (1997), Soares (2022), Bakhtin (2016 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Prensky (2012), Alves (2015), Mantoan (2011), Hudson (2019) e Relvas (2022) dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são quatro alunos da pesquisadora responsável que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua/PA. Para tanto, procederemos à investigação de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e fins descritivos e explicativos, sob o paradigma sociocrítico. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a pesquisa-ação e a análise de conteúdo para tratamento dos dados a serem obtidos. As intervenções ocorrerão na sala de aula regular do público-alvo, com atividades de leitura de textos do gênero fábula, utilizando a gamificação como metodologia ativa, visando motivar e engajar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da leitura como prática social atrelada aos aspectos valorativos e socioemocionais, contribuindo para a formação do leitor crítico, autônomo e protagonista do seu processo de aprender. Os principais resultados esperados são que a gamificação, na perspectiva inclusiva, articulada ao ensino e aprendizagem da leitura promova a ampliação das potencialidades na compreensão leitora dos alunos, bem como na efetivação do processo de inclusão escolar dos educandos com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15924_TB7227_16062024185016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MORAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamoraesprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113942 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7227 "inscrito_id" => 15924 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA PARA EDUCANDOS COM AUTISMO" "resumo" => "A presente pesquisa de Mestrado em Letras/Área de concentração em Estudos Linguísticos objetiva averiguar quais as potencialidades da articulação entre a gamificação e o ensino e aprendizagem da leitura para o processo de inclusão escolar de educandos com autismo. Neste sentido, pretende-se contribuir com a produção de conhecimento para a educação básica, no que diz respeito tanto ao ensino e aprendizagem das práticas de linguagem quanto à utilização da gamificação como metodologia ativa promotora da inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como aporte teórico, destacamos os estudos de Vygotsky (1987; 1989), Kleiman (1997), Soares (2022), Bakhtin (2016 [1979]), Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Prensky (2012), Alves (2015), Mantoan (2011), Hudson (2019) e Relvas (2022) dentre outros. Os sujeitos da pesquisa são quatro alunos da pesquisadora responsável que cursam o 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ananindeua/PA. Para tanto, procederemos à investigação de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e fins descritivos e explicativos, sob o paradigma sociocrítico. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos a pesquisa-ação e a análise de conteúdo para tratamento dos dados a serem obtidos. As intervenções ocorrerão na sala de aula regular do público-alvo, com atividades de leitura de textos do gênero fábula, utilizando a gamificação como metodologia ativa, visando motivar e engajar os alunos no processo de ensino e aprendizagem da leitura como prática social atrelada aos aspectos valorativos e socioemocionais, contribuindo para a formação do leitor crítico, autônomo e protagonista do seu processo de aprender. Os principais resultados esperados são que a gamificação, na perspectiva inclusiva, articulada ao ensino e aprendizagem da leitura promova a ampliação das potencialidades na compreensão leitora dos alunos, bem como na efetivação do processo de inclusão escolar dos educandos com autismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID15924_TB7227_16062024185016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA MORAES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianamoraesprof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }