Este trabalho relata a rica experiência vivida por uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática durante sua participação no programa de residência pedagógica (PRP), ao longo dos três módulos oferecidos. O principal objetivo é destacar as contribuições significativas, os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos ao longo desse percurso transformador.O método adotado para a reflexão e registro das experiências foi o crítico-reflexivo, baseado na elaboração de um Diário de Bordo contendo observações e reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas. Essas experiências proporcionaram à estudante uma imersão profunda no ambiente escolar, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica. Ao participar ativamente do programa, a estudante teve a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades de ensino, liderança em sala de aula e escrita acadêmica. Além disso, o contato direto com a realidade escolar possibilitou uma compreensão mais ampla das demandas e desafios enfrentados pelos profissionais da educação. Como resultado desse engajamento e dedicação, a estudante se tornou uma profissional mais completa e preparada para atuar na carreira docente. Sua capacidade de enfrentar desafios, sua confiança e competência foram aprimoradas significativamente ao longo dessa experiência única e enriquecedora.Assim, é evidente que a participação no programa de residência pedagógica foi fundamental para a formação profissional e pessoal da estudante, proporcionando-lhe ferramentas essenciais para se destacar e contribuir de forma significativa para a educação.