PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109383 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O elemento didático da avaliação da aprendizagem na especificidade do componente curricular da Educação Física pode ser visto como um dos mais controversos e que os/as professores/as apresentam maiores limitações para sua concretização no processo de ensino-aprendizagem. Limitações que tanto foram construídas historicamente pelas práticas adotadas, como pela fragilidade percebida no processo de formação inicial de professores/as, visto o pouco tempo dedicado ao estudo desta temática. Em decorrência desta realidade, este trabalho surge a partir da problemática: como a avaliação da aprendizagem se concretizou no âmbito da educação física escolar ao longo tempo? Este estudo teve enquanto objetivo geral compreender as características da avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física ao longo do tempo. Sua metodologia é de natureza qualitativa, buscando compreender e interpretar a realidade estudada. Tendo enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando-o na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações, tomando como referência os estudos de Souza (1999), Souza Júnior (2004), Darido e Rangel (2005) e Coletivo de autores (2012). Foi possível perceber que as estratégias e concepções a respeito da avaliação em Educação Física estiveram ao longo do tempo atreladas as concepções pedagógicas vigentes em cada momento histórico, muito embora, até os dias atuais o aspecto tecnicista/tradicional desta prática continua a ser considerado. Em contrapartida, desde a década de 1980 as concepções críticas ganham espaço nos espaços de formação acadêmica e nas aulas de Educação Física, propondo uma prática contínua, mediadora e formativa a fim de proporcionar as melhores condições de aprendizagem para todos/as estudantes, proporcionando uma formação crítica e autônoma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6768_TB732_29022024090409.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID LEONARDO DE OLIVEIRA FRUTUOSO" "autor_nome_curto" => "David Leonardo" "autor_email" => "david_leonardo-edf@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109383 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 732 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O elemento didático da avaliação da aprendizagem na especificidade do componente curricular da Educação Física pode ser visto como um dos mais controversos e que os/as professores/as apresentam maiores limitações para sua concretização no processo de ensino-aprendizagem. Limitações que tanto foram construídas historicamente pelas práticas adotadas, como pela fragilidade percebida no processo de formação inicial de professores/as, visto o pouco tempo dedicado ao estudo desta temática. Em decorrência desta realidade, este trabalho surge a partir da problemática: como a avaliação da aprendizagem se concretizou no âmbito da educação física escolar ao longo tempo? Este estudo teve enquanto objetivo geral compreender as características da avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física ao longo do tempo. Sua metodologia é de natureza qualitativa, buscando compreender e interpretar a realidade estudada. Tendo enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando-o na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações, tomando como referência os estudos de Souza (1999), Souza Júnior (2004), Darido e Rangel (2005) e Coletivo de autores (2012). Foi possível perceber que as estratégias e concepções a respeito da avaliação em Educação Física estiveram ao longo do tempo atreladas as concepções pedagógicas vigentes em cada momento histórico, muito embora, até os dias atuais o aspecto tecnicista/tradicional desta prática continua a ser considerado. Em contrapartida, desde a década de 1980 as concepções críticas ganham espaço nos espaços de formação acadêmica e nas aulas de Educação Física, propondo uma prática contínua, mediadora e formativa a fim de proporcionar as melhores condições de aprendizagem para todos/as estudantes, proporcionando uma formação crítica e autônoma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6768_TB732_29022024090409.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID LEONARDO DE OLIVEIRA FRUTUOSO" "autor_nome_curto" => "David Leonardo" "autor_email" => "david_leonardo-edf@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }