O elemento didático da avaliação da aprendizagem na especificidade do componente curricular da Educação Física pode ser visto como um dos mais controversos e que os/as professores/as apresentam maiores limitações para sua concretização no processo de ensino-aprendizagem. Limitações que tanto foram construídas historicamente pelas práticas adotadas, como pela fragilidade percebida no processo de formação inicial de professores/as, visto o pouco tempo dedicado ao estudo desta temática. Em decorrência desta realidade, este trabalho surge a partir da problemática: como a avaliação da aprendizagem se concretizou no âmbito da educação física escolar ao longo tempo? Este estudo teve enquanto objetivo geral compreender as características da avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física ao longo do tempo. Sua metodologia é de natureza qualitativa, buscando compreender e interpretar a realidade estudada. Tendo enquanto metodologia a pesquisa bibliográfica, que tem por finalidade fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando-o na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações, tomando como referência os estudos de Souza (1999), Souza Júnior (2004), Darido e Rangel (2005) e Coletivo de autores (2012). Foi possível perceber que as estratégias e concepções a respeito da avaliação em Educação Física estiveram ao longo do tempo atreladas as concepções pedagógicas vigentes em cada momento histórico, muito embora, até os dias atuais o aspecto tecnicista/tradicional desta prática continua a ser considerado. Em contrapartida, desde a década de 1980 as concepções críticas ganham espaço nos espaços de formação acadêmica e nas aulas de Educação Física, propondo uma prática contínua, mediadora e formativa a fim de proporcionar as melhores condições de aprendizagem para todos/as estudantes, proporcionando uma formação crítica e autônoma.