Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANETÁRIOS: ESPAÇOS ALIADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINAR CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109079
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 4770
    "titulo" => "PLANETÁRIOS: ESPAÇOS ALIADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINAR CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Para os professores dos anos iniciais não é incomum ter sua formação adjetivada como superficial e de pouco conteúdo para ensinar Ciências. Diante dessa questão, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos planetários no processo de formação docente para ensinar Ciências nos anos iniciais. Para tanto, utilizaremos dados coletados em uma oficina realizada em um projeto de extensão que ocorreu no ano de 2019 com 11 professores pedagogos. O projeto fez parte de uma pesquisa de doutorado e foi composto por três momentos: 1) trabalho teórico-prático com os temas Ensino de Ciências por investigação e Alfabetização Científica; 2) planejamento de SEI- Sequência de ensino investigativo e 3) reflexão sobre a elaboração da SEI. Ao iniciar a etapa 2 da formação, percebeu-se que algumas dificuldades conceituais estavam impactando a elaboração de uma SEI denominada “Viajando pelo Universo”. Foi diante desse impasse que duas professoras: uma do segundo e outra do terceiro ano (participantes do presente estudo) fizeram adesão a ideia de visitar o planetário na cidade de Arapiraca -AL. A visita foi um momento em que as professoras puderam reconstruir ideias acerca do Sistema Solar. Uma dessas ideias aparecem na transcrição a seguir: P: “Eu passei uma vida toda pra chegar lá (no planetário) e descobrir que Mercúrio é simplesmente uma pedra, é simplesmente uma rocha, né? E mais ainda, que o mais quente é Vênus. Eu sabia que era Mercúrio porque estava mais próximo do sol”. O tratamento e análise dos dados foram constituídos a partir da metodologia de episódios de ensino de Carvalho (2011) em que fragmentos de falas de um mesmo raciocínio são recortados formando episódios para interpretação. Foi possível compreender que a visita ao planetário foi singular para o desenvolvimento de conceitos, que eram indispensáveis para o planejamento da SEI “Viajando pelo Universo”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4770_TB314_20062024110214.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE OLIVEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianeoliveirabrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109079
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 4770
    "titulo" => "PLANETÁRIOS: ESPAÇOS ALIADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINAR CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Para os professores dos anos iniciais não é incomum ter sua formação adjetivada como superficial e de pouco conteúdo para ensinar Ciências. Diante dessa questão, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos planetários no processo de formação docente para ensinar Ciências nos anos iniciais. Para tanto, utilizaremos dados coletados em uma oficina realizada em um projeto de extensão que ocorreu no ano de 2019 com 11 professores pedagogos. O projeto fez parte de uma pesquisa de doutorado e foi composto por três momentos: 1) trabalho teórico-prático com os temas Ensino de Ciências por investigação e Alfabetização Científica; 2) planejamento de SEI- Sequência de ensino investigativo e 3) reflexão sobre a elaboração da SEI. Ao iniciar a etapa 2 da formação, percebeu-se que algumas dificuldades conceituais estavam impactando a elaboração de uma SEI denominada “Viajando pelo Universo”. Foi diante desse impasse que duas professoras: uma do segundo e outra do terceiro ano (participantes do presente estudo) fizeram adesão a ideia de visitar o planetário na cidade de Arapiraca -AL. A visita foi um momento em que as professoras puderam reconstruir ideias acerca do Sistema Solar. Uma dessas ideias aparecem na transcrição a seguir: P: “Eu passei uma vida toda pra chegar lá (no planetário) e descobrir que Mercúrio é simplesmente uma pedra, é simplesmente uma rocha, né? E mais ainda, que o mais quente é Vênus. Eu sabia que era Mercúrio porque estava mais próximo do sol”. O tratamento e análise dos dados foram constituídos a partir da metodologia de episódios de ensino de Carvalho (2011) em que fragmentos de falas de um mesmo raciocínio são recortados formando episódios para interpretação. Foi possível compreender que a visita ao planetário foi singular para o desenvolvimento de conceitos, que eram indispensáveis para o planejamento da SEI “Viajando pelo Universo”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4770_TB314_20062024110214.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE OLIVEIRA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianeoliveirabrito@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Para os professores dos anos iniciais não é incomum ter sua formação adjetivada como superficial e de pouco conteúdo para ensinar Ciências. Diante dessa questão, o presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos planetários no processo de formação docente para ensinar Ciências nos anos iniciais. Para tanto, utilizaremos dados coletados em uma oficina realizada em um projeto de extensão que ocorreu no ano de 2019 com 11 professores pedagogos. O projeto fez parte de uma pesquisa de doutorado e foi composto por três momentos: 1) trabalho teórico-prático com os temas Ensino de Ciências por investigação e Alfabetização Científica; 2) planejamento de SEI- Sequência de ensino investigativo e 3) reflexão sobre a elaboração da SEI. Ao iniciar a etapa 2 da formação, percebeu-se que algumas dificuldades conceituais estavam impactando a elaboração de uma SEI denominada “Viajando pelo Universo”. Foi diante desse impasse que duas professoras: uma do segundo e outra do terceiro ano (participantes do presente estudo) fizeram adesão a ideia de visitar o planetário na cidade de Arapiraca -AL. A visita foi um momento em que as professoras puderam reconstruir ideias acerca do Sistema Solar. Uma dessas ideias aparecem na transcrição a seguir: P: “Eu passei uma vida toda pra chegar lá (no planetário) e descobrir que Mercúrio é simplesmente uma pedra, é simplesmente uma rocha, né? E mais ainda, que o mais quente é Vênus. Eu sabia que era Mercúrio porque estava mais próximo do sol”. O tratamento e análise dos dados foram constituídos a partir da metodologia de episódios de ensino de Carvalho (2011) em que fragmentos de falas de um mesmo raciocínio são recortados formando episódios para interpretação. Foi possível compreender que a visita ao planetário foi singular para o desenvolvimento de conceitos, que eram indispensáveis para o planejamento da SEI “Viajando pelo Universo”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.