A inclusão de meninas provenientes de áreas rurais ou do interior do estado em programas educacionais e científicos desempenha um papel crucial na promoção da diversidade e igualdade de gênero na ciência. Pesquisas indicam que essas meninas frequentemente enfrentam desafios adicionais no acesso à educação e oportunidades científicas, o que resulta em uma sub-representação significativa em disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para enfrentar esse desafio, propomos o desenvolvimento de um MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) híbrido, que consiste em uma convergência entre o ensino online, aberto e massivo e o ensino presencial, somando as vantagens dessas duas modalidades de ensino, e tem o potencial de estimular o aprendizado centrado no estudante, fornecer avaliação e feedback eficazes, considerar os diferentes tipos de aprendizagem dos estudantes, além de trazer os benefícios da interação presencial para o ambiente online. O objetivo principal desse curso é capacitar as estudantes com habilidades e competências em programação de aplicativos, e para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem que combina conceitos de Microaprendizagem e Aprendizagem Baseada em Projetos. O universo da pesquisa compreendeu quatro estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado do Espírito Santo que foram selecionadas para participar da Estágio Dirigido do projeto de extensão Corte de Lovelace. Ao oferecer acesso equitativo a recursos educacionais e apoio, criamos oportunidades para ampliar o potencial científico e promover uma representação mais inclusiva na comunidade científica. Isso não apenas estimula a inovação e o avanço do conhecimento, mas também promove a igualdade de oportunidades e a emancipação das meninas.