ENTRELAÇANDO VOZES E IDENTIDADE: EXPLORANDO A PRODUÇÃO ESCRITA NA OBRA “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA” DE CIDINHA SILVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7046 "inscrito_id" => 4195 "titulo" => "ENTRELAÇANDO VOZES E IDENTIDADE: EXPLORANDO A PRODUÇÃO ESCRITA NA OBRA “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA” DE CIDINHA SILVA" "resumo" => "Introduzir a literatura afro-brasileira nas atividades cotidianas da escola amplia o horizonte cultural das crianças, permitindo que elas se familiarizem com histórias, tradições e perspectivas diferentes das suas próprias. Tendo como embasamento teórico Coelho (2000), que afirma que a escola dispõe de um espaço privilegiado para o trabalho com a literatura e, através dele, há o exercício da mente, a percepção de múltiplos significados, a leitura de mundo e a percepção do outro, Aconteceu a aplicação do projeto com os estudantes do 6º ano da rede municipal de Fortaleza que, após a leitura da obra “Os nove pentes da África”, de Cidinha da Silva, puderam produzir textos escritos a partir do sentimentos representados através de cada pente apresentado no conto. A metodologia adotada foi o estudo de caso, visto que essa abordagem oferece uma compreensão detalhada das dinâmicas propostas em sala de aula, das interações entre alunos e professores, e das respostas individuais dos alunos às estratégias de leitura implementadas. Ao explorar narrativas africanas, as crianças podem entender melhor as interconexões globais entre diferentes culturas e sociedades, promovendo uma visão mais ampla do mundo e incentivando o pensamento crítico, além disso, pode fazer conexões entre a narrativa e sua própria realidade, percebendo semelhanças e diferenças entre as culturas brasileira e africana, bem como os valores universais presentes na história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4195_TB7046_13102024204429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLA DO NASCIMENTO SILVA XEREZ" "autor_nome_curto" => "Darla Xerez" "autor_email" => "darlaxerez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113812 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7046 "inscrito_id" => 4195 "titulo" => "ENTRELAÇANDO VOZES E IDENTIDADE: EXPLORANDO A PRODUÇÃO ESCRITA NA OBRA “OS NOVE PENTES D’ÁFRICA” DE CIDINHA SILVA" "resumo" => "Introduzir a literatura afro-brasileira nas atividades cotidianas da escola amplia o horizonte cultural das crianças, permitindo que elas se familiarizem com histórias, tradições e perspectivas diferentes das suas próprias. Tendo como embasamento teórico Coelho (2000), que afirma que a escola dispõe de um espaço privilegiado para o trabalho com a literatura e, através dele, há o exercício da mente, a percepção de múltiplos significados, a leitura de mundo e a percepção do outro, Aconteceu a aplicação do projeto com os estudantes do 6º ano da rede municipal de Fortaleza que, após a leitura da obra “Os nove pentes da África”, de Cidinha da Silva, puderam produzir textos escritos a partir do sentimentos representados através de cada pente apresentado no conto. A metodologia adotada foi o estudo de caso, visto que essa abordagem oferece uma compreensão detalhada das dinâmicas propostas em sala de aula, das interações entre alunos e professores, e das respostas individuais dos alunos às estratégias de leitura implementadas. Ao explorar narrativas africanas, as crianças podem entender melhor as interconexões globais entre diferentes culturas e sociedades, promovendo uma visão mais ampla do mundo e incentivando o pensamento crítico, além disso, pode fazer conexões entre a narrativa e sua própria realidade, percebendo semelhanças e diferenças entre as culturas brasileira e africana, bem como os valores universais presentes na história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4195_TB7046_13102024204429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DARLA DO NASCIMENTO SILVA XEREZ" "autor_nome_curto" => "Darla Xerez" "autor_email" => "darlaxerez@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }