A educação matemática na primeira infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e na formação de habilidades essenciais para o futuro das crianças. Neste trabalho, apresentamos os resultados de um estudo que buscou compreender as práticas dos professores relacionadas ao ensino da matemática em duas salas, grupo 4 e 5, de uma instituição de educação infantil da rede pública do Recife. Além disso, realizamos uma intervenção matemática em ambas as salas observadas, com o objetivo de fazer com que os estudantes refletissem sobre seus conhecimentos prévios a respeito das formas geométricas. A avaliação da intervenção considerou o envolvimento dos discentes, as estratégias utilizadas pelos mesmos nas classificações e a contribuição para as discussões em grupo. Este artigo baseou-se nos estudos de Leonardo (2017), Andrade, Tahim e Chaves (2016), adotando uma abordagem qualitativa para a observação. Como resultado, notamos heterogeneidade entre as salas de aula observadas, destacando diferentes níveis de desempenho em diferentes etapas da intervenção. No que diz respeito às práticas dos professores, ficou evidente que a abordagem para o ensino da matemática entre as duas salas foi distinta. As observações revelaram a falta de uma abordagem abrangente e qualitativa no ensino da matemática, enfatizando a importância de implementar estratégias diversas para estimular o interesse dos infantes e garantir um ensino contextualizado e significativo nesta disciplina.