O presente trabalho direciona a pensar no ensino de maneira diferenciada, buscando oferecer aos professores e alunos uma forma inovadora de se trabalhar com os conteúdos de Biologia, visando uma melhoria no entendimento através do uso da poesia como estratégia metodológica. O principal interesse no desenvolvimento dessa temática, surgiu do desejo de incrementar uma técnica que pudesse cooperar nos desafios perante as dificuldades dos professores no processo de ensino e aprendizagem, no intuito de buscar acrescentar nas estratégias que já utilizam, algo inovador, prático e funcional. Nesse contexto este trabalho objetiva analisar como a poesia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia a partir do olhar de um professor. É uma pesquisa qualitativa (González, 2020) e teve como instrumento de construção dos dados o questionário (Weiner, 2017), a fim de entender a concepção dos professores sobre o uso desse material pedagógico em suas aulas, estes dados foram analisados à luz da Análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados obtidos nos mostram que os professores tiveram uma boa percepção sobre o potencial dessa metodologia, pela forma em que a poesia está estruturada, fazendo ligação direta com o assunto, sem que se perca as informações, e as deixando de forma mais clara pelo uso de uma linguagem simples e rimada, o que facilita no entendimento. Portanto, a poesia apresenta um grande potencial como material pedagógico para o ensino de biologia, e que atende boas expectativas no processo de ensino e aprendizagem.