O presente trabalho pretende abordar acerca da relevância da afetividade na educação infantil, apresentando os principais conceitos e sua presença no espaço escolar, bem como as consequências da falta de afeto, a importância do trabalho do professor, para que os educadores desenvolvam a afetividade nas relações educativas como um elemento potencializador ao processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Além disso, buscou-se apresentar a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, que tem por intuito proporcionar para as crianças experiências que promovam vivências afetivas positivas como felicidade, autoestima, controle emocional e empatia desde a infância, bem como características de aprendizagens significativas, tendo em vista a educação infantil como a primeira etapa da educação básica e essa já insere a criança de início nos primeiros estágios de desenvolvimento. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, onde foram utilizados os referenciais teóricos de Henri Wallon e Lev Vygotsky, que explanam como a afetividade está intimamente ligada a aprendizagem. Para isso, foram utilizadas as bases científicas Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Com essa pesquisa foi possível constatar que a afetividade é um elemento necessário nas instituições escolares, principalmente na educação infantil, pois agrega valor ao processo de construção do conhecimento dos alunos e atua como uma ferramenta que aproxima os aprendizes do professor e assim eles conseguem se sentir aceitos e acolhidos e a utilização de metodologias que integram o lúdico potencializam esse processo, promovendo nos estudantes o interesse na aquisição do conhecimento. Portanto, é possivel evidenciar que o papel do professor na conduão dos afetos é de extrema importância, pois além de direcionar a aprendizagem de maneira significativa, é possível estabelecer vínculos sociais sólidos na infância, onde a criança consolidará características positivas desde as primeiras fases da vida.