Neste estudo, investigamos os impactos da falta de conhecimentos sobre informática básica, ferramentas digitais e plataformas governamentais. As mulheres do município Parelhas foram nosso público alvo, abordamos como a ausência de habilidades digitais pode afetar diversas áreas de suas vidas. Com base em uma abordagem qualitativa, estão sendo realizadas aulas com mulheres de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas do município de Parelhas para compreender os desafios enfrentados ao acessar as Plataformas Governamentais e serviços online. O embasamento teórico-metodológico empregado é o conceito de cidadania digital, com foco nas desigualdades de gênero. É notório que a falta de habilidades digitais limita significativamente o acesso das mulheres a oportunidades de trabalho, educação e saúde. Além disso, a ausência de conhecimentos básicos na internet aumenta a exposição das mulheres a informações nocivas e a crimes virtuais. As aulas e tutoriais oferecidos estão ajudando a reduzir essas barreiras, melhorando a confiança e a capacidade das mulheres em utilizar tecnologias digitais. Este estudo ressalta a urgência da implementação de políticas públicas e iniciativas educacionais direcionadas especificamente para promover a inclusão digital das mulheres nos municípios. Tais ações são essenciais para diminuir as disparidades de gênero no acesso à tecnologia, fomentar a equidade e proporcionar melhores oportunidades para todas as mulheres, independentemente de sua condição social.