Este estudo investigou a eficácia da gamificação como metodologia ativa no ensino de biologia para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco no jogo de tabuleiro EcoVille. A gamificação é uma abordagem que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os alunos no processo de aprendizagem. O EcoVille foi escolhido por sua capacidade de simular desafios ambientais urbanos, permitindo que os alunos enfrentassem questões como poluição e perda de habitat de forma prática e interativa. Durante as aulas, a turma foi dividida em grupos, e cada grupo jogou o EcoVille em turnos. Os alunos foram desafiados a tomar decisões estratégicas para melhorar a qualidade de vida na cidade fictícia, enquanto protegiam o meio ambiente e lidavam com questões biológicas complexas. O jogo proporcionou uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos biológicos aprendidos em sala de aula em um contexto realista e significativo. Além disso, promoveu o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como pensamento crítico e resolução de problemas, e habilidades sociais, como trabalho em equipe e colaboração. Os resultados do estudo mostraram que a gamificação utilizando o EcoVille foi altamente eficaz em motivar os alunos, promover o engajamento e facilitar o aprendizado de biologia. Os alunos demonstraram um aumento significativo no interesse pela disciplina e uma compreensão mais profunda dos conceitos biológicos, destacando o potencial da gamificação como uma ferramenta educacional poderosa na EJA.