FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO MUNICIPIO DE TEOTONIO VILELA- AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5318 "inscrito_id" => 10430 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO MUNICIPIO DE TEOTONIO VILELA- AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O processo de Ensino e Aprendizagem na área de Ciências da Natureza apresenta, muitas vezes, objetos de conhecimento complexos , especialmente com o advento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, onde a formação docente inicial vinda do contexto da universidade não instrumentaliza o docente para os desafios relativos a abordagem dos conteúdos em sala de aula, sendo portanto necessária, abordagens contextualizadas e atrativas afim de que o discente possa assimilar e aplicar tanto as questões discutidas quanto os conteúdos a aplicação tanto em sala de aula quanto a seu entorno, tendo como foco a aprendizagem significativa e o seu protagonismo. O objetivo desse trabalho é relatar proposição de estratégias metodológicas bem como o seu papel significativo na vida profissional dos docentes ao promover estratégias pedagógicas que o auxiliem nas práticas e estratégias contextualizadas, com espaços de inovação, adequação e compartilhamento de experiências entre os docentes que atuam nesse componente curricular. Para esse trabalho utiliza-se a abordagem descritiva qualitativa que consiste na sistematização de relatos de práticas propostos e aplicados pelo docente seguido da socialização dos resultados na aprendizagem verificados através de diagnóstico e nas diferentes formas de avaliação realizadas, podendo mensurar mesmo que qualitativamente o impacto positivo das contribuições da formação continuada de Ciências na prática docente e consequentemente na aprendizagem do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10430_TB5318_23052024174745.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE FERREIRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CILENE" "autor_email" => "cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112615 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5318 "inscrito_id" => 10430 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO MUNICIPIO DE TEOTONIO VILELA- AL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O processo de Ensino e Aprendizagem na área de Ciências da Natureza apresenta, muitas vezes, objetos de conhecimento complexos , especialmente com o advento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, onde a formação docente inicial vinda do contexto da universidade não instrumentaliza o docente para os desafios relativos a abordagem dos conteúdos em sala de aula, sendo portanto necessária, abordagens contextualizadas e atrativas afim de que o discente possa assimilar e aplicar tanto as questões discutidas quanto os conteúdos a aplicação tanto em sala de aula quanto a seu entorno, tendo como foco a aprendizagem significativa e o seu protagonismo. O objetivo desse trabalho é relatar proposição de estratégias metodológicas bem como o seu papel significativo na vida profissional dos docentes ao promover estratégias pedagógicas que o auxiliem nas práticas e estratégias contextualizadas, com espaços de inovação, adequação e compartilhamento de experiências entre os docentes que atuam nesse componente curricular. Para esse trabalho utiliza-se a abordagem descritiva qualitativa que consiste na sistematização de relatos de práticas propostos e aplicados pelo docente seguido da socialização dos resultados na aprendizagem verificados através de diagnóstico e nas diferentes formas de avaliação realizadas, podendo mensurar mesmo que qualitativamente o impacto positivo das contribuições da formação continuada de Ciências na prática docente e consequentemente na aprendizagem do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10430_TB5318_23052024174745.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILENE FERREIRA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CILENE" "autor_email" => "cilene.silva@educacao.teotoniovilela.al.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }