O processo de Ensino e Aprendizagem na área de Ciências da Natureza apresenta, muitas vezes, objetos de conhecimento complexos , especialmente com o advento da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, onde a formação docente inicial vinda do contexto da universidade não instrumentaliza o docente para os desafios relativos a abordagem dos conteúdos em sala de aula, sendo portanto necessária, abordagens contextualizadas e atrativas afim de que o discente possa assimilar e aplicar tanto as questões discutidas quanto os conteúdos a aplicação tanto em sala de aula quanto a seu entorno, tendo como foco a aprendizagem significativa e o seu protagonismo. O objetivo desse trabalho é relatar proposição de estratégias metodológicas bem como o seu papel significativo na vida profissional dos docentes ao promover estratégias pedagógicas que o auxiliem nas práticas e estratégias contextualizadas, com espaços de inovação, adequação e compartilhamento de experiências entre os docentes que atuam nesse componente curricular. Para esse trabalho utiliza-se a abordagem descritiva qualitativa que consiste na sistematização de relatos de práticas propostos e aplicados pelo docente seguido da socialização dos resultados na aprendizagem verificados através de diagnóstico e nas diferentes formas de avaliação realizadas, podendo mensurar mesmo que qualitativamente o impacto positivo das contribuições da formação continuada de Ciências na prática docente e consequentemente na aprendizagem do estudante.