Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos.