O presente artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de gramática que perpassa pela produção de sentido e variação a partir dos aspectos morfológicos. O ensino de gramática é um tema essencial que precisa ser constantemente revisitado até mesmo porque existe uma gramática que é preterida pela classe socioeconômica popularmente conhecida como elite, que tem interesses sociais e econômicos na imposição da gramática normativa, porque assim é possível excluir as outras classes sociais que não usam a linguagem formal. Partindo dessa premissa e das discussões ocorridas na disciplina Gramática, Variação e Ensino, no Mestrado Profissional em Letras – Profletras – UERN/Assú, este trabalho tem como objetivo repensar as práticas pedagógicas do ensino de gramática na sala de aula. A fundamentação teórica reporta-se aos estudos de Antunes (2007); Possenti (2002); Geraldi (1996); Bagno (1999). Espera-se, em linhas gerais, que o discente possa desenvolver sua competência comunicativa, bem como a importância de desenvolver plenamente a sua autonomia argumentativa tanto na sala de aula como nos mais diversos contextos sociais.