A integração de estudantes com necessidades educacionais específicas representa uma realidade crescente no contexto educacional contemporâneo, que vai além de uma tratativa política para garantir o direito desses aprendizes, mas assegurar o suporte necessário e individualizado para aqueles que apresentam alguma dificuldade no percurso educacional possam ter a modalidade do Acompanhamento educacional especializado, que tem se destacado como uma resposta para assegurar que os alunos público-alvo da educação especial, sem distinção de suas habilidades ou desafios individuais, desfrutem de acesso igualitário a oportunidades educacionais significativas e enriquecedoras sendo assistidos de forma individualizada. O Acompanhamento educacional especializado pode ser entendido como uma ponte entre o pedagógico e o terapêutico uma vez que trabalha de forma individual assegurando os aspectos subjetivos envolvidos no processo inclusivo. O serviço é ofertado pelo profissional atendente terapêutico escolar, é uma modalidade supervisionada e trabalha em parceria junto as escolas auxiliando nas adequações curriculares requeridas por alguns alunos; na personalização do conteúdo educacional; na comunicação transparente das exigências educacionais específicas de estudantes com dificuldades de aprendizado; no suporte aos estudantes; na assistência permanente durante as aulas e no suporte aos pais. Para tanto, foi necessário recorrer, por exemplo, em bases de dados acadêmicos e legais como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e demais literaturas apoiadas pelo método de pesquisa bibliográfico. Para subsidiar os objetivos aqui proposto, a participação de autores como, Matos e Diniz (2014), Deborah Sereno (2006) e Veronica Gomes Nascimento ((2015) foram fundamentais. Pela pesquisa os resultados apontam que o atendimento educacional especializado é uma ferramenta e ajuda a minimizar as barreiras de aprendizagem enfrentadas pelos alunos com necessidades específicas, proporcionando-lhes acessos que atendam às suas necessidades individuais e permitam uma participação mais eficaz no processo de aprendizagem.