PROGRAMA ALFALETRANDO NO DISTRITO FEDERAL E AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113027 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5902 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "PROGRAMA ALFALETRANDO NO DISTRITO FEDERAL E AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "O presente estudo buscou analisar concepções de docentes que vêm participando, no âmbito do Distrito Federal, do Programa de Formação Continuada: Alfaletrando. Trata-se de uma política de alcance nacional, cujo objetivo é elevar a qualidade da educação básica, incidindo, diretamente, no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Busca-se analisar, ao longo da formação oferecida no primeiro semestre letivo de 2024, a percepção e o impacto que as/os cursistas tiveram do Programa. Teoricamente, a pesquisa está ancorada nos documentos de base legal como a Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL 2019), o Plano Nacional de Educação – PNE (LEI N° 13.005/2014), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). Nos campos da alfabetização e do letramento, dialoga com Soares (2021; 2020; 2012), Morais (2019; 2012; 2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (ANGROSINO, 2009; RESENDE, 2009), em que se recorreu à entrevistas semiestruturadas com cinco professoras/es atuantes em turmas de 1º e 2º anos do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, que estejam cursando o Programa Alfaletrando de diferentes regionais de ensino do Distrito Federal. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorremos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID865_TB5902_27102024235429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLI DE CASTRO BARROS" "autor_nome_curto" => "CAMILLI" "autor_email" => "camillicastro2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113027 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5902 "inscrito_id" => 865 "titulo" => "PROGRAMA ALFALETRANDO NO DISTRITO FEDERAL E AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES" "resumo" => "O presente estudo buscou analisar concepções de docentes que vêm participando, no âmbito do Distrito Federal, do Programa de Formação Continuada: Alfaletrando. Trata-se de uma política de alcance nacional, cujo objetivo é elevar a qualidade da educação básica, incidindo, diretamente, no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Busca-se analisar, ao longo da formação oferecida no primeiro semestre letivo de 2024, a percepção e o impacto que as/os cursistas tiveram do Programa. Teoricamente, a pesquisa está ancorada nos documentos de base legal como a Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL 2019), o Plano Nacional de Educação – PNE (LEI N° 13.005/2014), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). Nos campos da alfabetização e do letramento, dialoga com Soares (2021; 2020; 2012), Morais (2019; 2012; 2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (ANGROSINO, 2009; RESENDE, 2009), em que se recorreu à entrevistas semiestruturadas com cinco professoras/es atuantes em turmas de 1º e 2º anos do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, que estejam cursando o Programa Alfaletrando de diferentes regionais de ensino do Distrito Federal. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorremos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID865_TB5902_27102024235429.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLI DE CASTRO BARROS" "autor_nome_curto" => "CAMILLI" "autor_email" => "camillicastro2012@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }