O presente estudo buscou analisar concepções de docentes que vêm participando, no âmbito do Distrito Federal, do Programa de Formação Continuada: Alfaletrando. Trata-se de uma política de alcance nacional, cujo objetivo é elevar a qualidade da educação básica, incidindo, diretamente, no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Busca-se analisar, ao longo da formação oferecida no primeiro semestre letivo de 2024, a percepção e o impacto que as/os cursistas tiveram do Programa. Teoricamente, a pesquisa está ancorada nos documentos de base legal como a Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL 2019), o Plano Nacional de Educação – PNE (LEI N° 13.005/2014), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018). Nos campos da alfabetização e do letramento, dialoga com Soares (2021; 2020; 2012), Morais (2019; 2012; 2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (ANGROSINO, 2009; RESENDE, 2009), em que se recorreu à entrevistas semiestruturadas com cinco professoras/es atuantes em turmas de 1º e 2º anos do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, que estejam cursando o Programa Alfaletrando de diferentes regionais de ensino do Distrito Federal. Para o tratamento e análise dos dados obtidos recorremos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2008).