O presente artigo visa explorar o impacto positivo da interação prática e interativa dentro do ambiente de um laboratório de fabricação digital, ressaltando como a impressão e escaneamento 3D pode se interligar na educação em fabricação digital. A pesquisa busca analisar essas tecnologias em atividades educacionais por meio do aprendizado teórico e prático em curso e projetos. Os cursos acontecem de forma mensal e abordam a parte teórica introdutória para iniciação de impressão e escaneamento 3D passando por conceitos básicos de funcionamento, tipos de tecnologias e aplicações práticas no dia a dia. O processo utiliza cursos de capacitação, desenvolvimento de projetos práticos e auxílio a startups, dessa forma proporcionando a aplicação de conhecimentos para solução de problemas reais, assim incentivando a criatividade e capacidade analítica para encontrar soluções. Com isso tendo como resultado a clara contribuição no desenvolvimento de habilidades práticas, proficiência em resolução de problemas, melhoria na capacidade de trabalho em equipe e evolução na área de comunicação. Portanto este estudo destaca como da interação prática em laboratórios de fabricação digital, integrando impressão e escaneamento 3D promovem diversos impactos positivos na educação. Essa abordagem reforça a teoria, estimula a criatividade, melhora a capacidade analítica e promove a colaboração. Conclui-se que essa metodologia desenvolve habilidades práticas, proficiência na resolução de problemas e competências de comunicação e trabalho em equipe, preparando os participantes para desafios reais de forma eficaz.