Depois de quase dois anos sem aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, a volta às aulas em fevereiro de 2022 mostrou uma defasagem na leitura e escrita entre os alunos da primeira etapa do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Contagem, Minas Gerais. Os alunos do terceiro ano dessa escola apresentaram diferentes níveis de leitura e escrita. Nesse sentido, surgiu a motivação de criar um projeto voltado ao incentivo da leitura de clássicos da literatura infantil para ser trabalhado com turmas heterogêneas, com o intuito de alfabetizar e letrar os estudantes. O objetivo desse projeto foi estimular a formação de leitores críticos, incentivando a leitura de clássicos e proporcionando a vivência das obras em diferentes aspectos. Para isso, foi realizada a leitura integral de três clássicos da literatura infantil: O Pequeno Príncipe, O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas. As leituras foram seguidas de atividades de alfabetização e letramento contextualizadas com os clássicos. Além disso, os alunos também tiveram contato com as obras em diferentes expressões artísticas, cinema e teatro. Desse modo, os alunos assistiram aos filmes “O Mágico de Oz” (1939) e “Alice no País das Maravilhas” (1949), e através de um passeio escolar, assistiram à peça “O Pequeno Príncipe” apresentada pelo grupo Copas Produções. Com o desenvolvimento desse projeto, observou-se que os alunos demonstram um maior interesse pela leitura, uma melhora na capacidade crítica e um melhor desempenho na escrita.