Este trabalho objetiva analisar a historicidade da alfabetização a partir das memórias e experiências na educação e alfabetização paraense, mediante as narrativas pessoais das autoras (2007 e 2008) e análise do métodos de alfabetização correspondentes a essa época e a realidade vivenciada no alfabetizar contemporâneo (2023-2024). Outrossim, busca também fomentar práticas pedagógicas e métodos de alfabetização significativos nos futuros processos educacionais e práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, de campo e bibliográfica, com base nas memórias do processo de alfabetização das autoras e nos estudos e análises de Mortatti (2010) acerca da aplicação dos métodos de alfabetizar na História da Educação em parâmetros nacionais, que investiga e descreve os momentos marcantes desse contexto no Brasil. Ademais, a pesquisa se debruça também no estudo de Fontoura e Lucio (2022) que postulam sobre a temática no âmbito regional, apresentando a alfabetização na História da Educação no Estado do Pará. Desta feita, observou-se as disparidades entre teoria e prática educativa de alfabetização, fomentando assim, a discussão dos métodos existentes, ultrapassados e ainda praticados. Como resultado das discussões, observou-se a necessidade de garantir uma presente (e futura) História da Educação baseada na prática pedagógica e metodologias educacionais significativas de alfabetização, que correspondam às teorias atualmente estudadas e que vislumbrem a formação de sujeitos críticos, que aprendam a partir de suas vivências e de forma significativa, para assim, transformarem sua realidade, dessa forma é possível dar acesso ao que é considerado privilégio.