Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMANDO O ENSINO TÉCNICO: EXPLORANDO A POTENCIALIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL MENTIMETER PARA ENGAJAR ALUNOS E AMPLIAR A INTERATIVIDADE EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109805
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1321
    "inscrito_id" => 6855
    "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO TÉCNICO: EXPLORANDO A POTENCIALIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL MENTIMETER PARA ENGAJAR ALUNOS E AMPLIAR A INTERATIVIDADE EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise abrangente da transformação do ensino técnico por meio da incorporação da plataforma digital MentiMeter. Ao explorar as potencialidades dessa plataforma/ferramenta inovadora, o estudo tem como objetivo destacar como o MentiMeter pode ser eficaz na promoção do engajamento dos alunos e na expansão da interatividade nas salas de aula de ensino técnico. Como metodologia, adotou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, em que, foi aplicado um questionário online com 24 discentes de uma instituição privada de ensino técnico em Canoas, Rio Grande do Sul. A pesquisa envolveu a aplicabilidade do jogo QUIZ a fim de analisar o aprendizado do conteúdo de Marketing. O referencial teórico concentra-se em conceitos e análise de plataformas digitais no contexto educativo e o uso da plataforma MentiMinter para impulsionar o engajamento e motivação na sala de aula. Como resultado, identificou-se a melhoria no desempenho acadêmico, a promoção da autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades críticas. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da plataforma MentiMeter, através do jogo QUIZ, tem o potencial de impulsionar a motivação dos alunos, auxiliando na concentração, memorização e raciocínio, contribuindo para estabelecer uma conexão entre os temas abordados no conteúdo da disciplina de Técnicas de Marketing. Ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da competência em compreender conceitos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6855_TB1321_23102024185026.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danielatavares.2021@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109805
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1321
    "inscrito_id" => 6855
    "titulo" => "TRANSFORMANDO O ENSINO TÉCNICO: EXPLORANDO A POTENCIALIDADE DA PLATAFORMA DIGITAL MENTIMETER PARA ENGAJAR ALUNOS E AMPLIAR A INTERATIVIDADE EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise abrangente da transformação do ensino técnico por meio da incorporação da plataforma digital MentiMeter. Ao explorar as potencialidades dessa plataforma/ferramenta inovadora, o estudo tem como objetivo destacar como o MentiMeter pode ser eficaz na promoção do engajamento dos alunos e na expansão da interatividade nas salas de aula de ensino técnico. Como metodologia, adotou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, em que, foi aplicado um questionário online com 24 discentes de uma instituição privada de ensino técnico em Canoas, Rio Grande do Sul. A pesquisa envolveu a aplicabilidade do jogo QUIZ a fim de analisar o aprendizado do conteúdo de Marketing. O referencial teórico concentra-se em conceitos e análise de plataformas digitais no contexto educativo e o uso da plataforma MentiMinter para impulsionar o engajamento e motivação na sala de aula. Como resultado, identificou-se a melhoria no desempenho acadêmico, a promoção da autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades críticas. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da plataforma MentiMeter, através do jogo QUIZ, tem o potencial de impulsionar a motivação dos alunos, auxiliando na concentração, memorização e raciocínio, contribuindo para estabelecer uma conexão entre os temas abordados no conteúdo da disciplina de Técnicas de Marketing. Ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da competência em compreender conceitos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6855_TB1321_23102024185026.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "danielatavares.2021@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta uma análise abrangente da transformação do ensino técnico por meio da incorporação da plataforma digital MentiMeter. Ao explorar as potencialidades dessa plataforma/ferramenta inovadora, o estudo tem como objetivo destacar como o MentiMeter pode ser eficaz na promoção do engajamento dos alunos e na expansão da interatividade nas salas de aula de ensino técnico. Como metodologia, adotou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, em que, foi aplicado um questionário online com 24 discentes de uma instituição privada de ensino técnico em Canoas, Rio Grande do Sul. A pesquisa envolveu a aplicabilidade do jogo QUIZ a fim de analisar o aprendizado do conteúdo de Marketing. O referencial teórico concentra-se em conceitos e análise de plataformas digitais no contexto educativo e o uso da plataforma MentiMinter para impulsionar o engajamento e motivação na sala de aula. Como resultado, identificou-se a melhoria no desempenho acadêmico, a promoção da autonomia do aluno e o desenvolvimento de habilidades críticas. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da plataforma MentiMeter, através do jogo QUIZ, tem o potencial de impulsionar a motivação dos alunos, auxiliando na concentração, memorização e raciocínio, contribuindo para estabelecer uma conexão entre os temas abordados no conteúdo da disciplina de Técnicas de Marketing. Ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento da competência em compreender conceitos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.