FAZER OU NÃO FAZER MONITORIA NA GRADUAÇÃO?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111644 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 10201 "titulo" => "FAZER OU NÃO FAZER MONITORIA NA GRADUAÇÃO?" "resumo" => "Esta pesquisa aborda discussões sobre o programa de monitória no curso de Licenciatura em Pedagogia. Partindo uma problemática fazer ou não fazer monitoria na graduação? O objetivo teste trabalho é apresentar e analisar as atividades desenvolvidas no programa de monitoria no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral. A metodologia utilizada é o relato de experiências, partindo de uma pesquisa qualitativa e de campo. O aporte teórico parte das contribuições de Candau (1986), Manacorda (1989), Bastos, (1999), Monereo (2007) Serafim e Boruchovitch (2010), Sampaio, Polydoro & Rosário (2012), Silveira e Oliveira (2016) Bianchi e Godoy (2017) e Pimenta (2022). Durante a formação docente, aprende-se a ser professor com as atividades desenvolvidas na monitória durante o período que antecede a prática profissional, quando ainda se é aluno e se constrói uma imagem idealizada do que é ser professor. A monitoria oportuniza a relação entre aluno e professor gerando inovação nas práticas de ensino, uma vez que o monitor ainda por ter maior aproximação com o alunado traz uma visão que ajuda na prática em sala de aula. Ter está experiência mostrou quanto o exercício da monitoria pedagógica se mostrou relevante para o desenvolvimento da prática docente dos monitores, certamente a melhor escolha é fazer a monitória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10201_TB3926_27102024213437.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELLYSSA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "M. Carvalho" "autor_email" => "mellyssamariaoliveira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111644 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 10201 "titulo" => "FAZER OU NÃO FAZER MONITORIA NA GRADUAÇÃO?" "resumo" => "Esta pesquisa aborda discussões sobre o programa de monitória no curso de Licenciatura em Pedagogia. Partindo uma problemática fazer ou não fazer monitoria na graduação? O objetivo teste trabalho é apresentar e analisar as atividades desenvolvidas no programa de monitoria no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral. A metodologia utilizada é o relato de experiências, partindo de uma pesquisa qualitativa e de campo. O aporte teórico parte das contribuições de Candau (1986), Manacorda (1989), Bastos, (1999), Monereo (2007) Serafim e Boruchovitch (2010), Sampaio, Polydoro & Rosário (2012), Silveira e Oliveira (2016) Bianchi e Godoy (2017) e Pimenta (2022). Durante a formação docente, aprende-se a ser professor com as atividades desenvolvidas na monitória durante o período que antecede a prática profissional, quando ainda se é aluno e se constrói uma imagem idealizada do que é ser professor. A monitoria oportuniza a relação entre aluno e professor gerando inovação nas práticas de ensino, uma vez que o monitor ainda por ter maior aproximação com o alunado traz uma visão que ajuda na prática em sala de aula. Ter está experiência mostrou quanto o exercício da monitoria pedagógica se mostrou relevante para o desenvolvimento da prática docente dos monitores, certamente a melhor escolha é fazer a monitória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10201_TB3926_27102024213437.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELLYSSA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "M. Carvalho" "autor_email" => "mellyssamariaoliveira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }