Este artigo pretende contribuir na proposição de reflexões sobre as pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e na formação inicial docente, à luz da experiência como organizadoras do 35º Fórum Acadêmico de Letras, sediado pela Universidade do Estado do Pará. O Fórum é um evento itinerante, com versões nacionais e internacionais, promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, desde 1990, com vistas a suscitar a importância da pesquisa na graduação para os discentes de Letras. Seu objetivo principal é a formação de pesquisadores desde a graduação, para a qual corrobora uma programação fundamentada no compartilhamento de experiências de pesquisa nessa etapa de formação. Nosso intuito, também é ressaltar aos discentes a importância da pesquisa na graduação e as contribuições para o ensino e aprendizagem de Línguas. Objetivamos assim, apresentar o processo de formação inicial docente, direcionados pelas pesquisas apresentadas no 35º FALE e as possíveis contribuições para a pesquisa na graduação em diversas áreas de conhecimentos, entre linguísticos, literários e no campo da educação. Para discorrer sobre o processo de formação inicial docente utilizamos Anastasiou (2014), Pimenta (2015); para o ensino e aprendizagem de língua recorremos a Geraldi (1993), Simões (2016), Bakhtin (2013; 2016) e no campo da pesquisa em letras Aguiar e Pereira (2007). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase nas apresentações das comunicações orais de discentes, situando-as como um lugar do compartilhamento de saberes construídos na execução de pesquisas, institucionalizadas ou não, na formação inicial. Assim sendo, a abordagem do Fórum possibilita a formação do discente pesquisador na fase inicial da formação acadêmica e nessa última versão, atingiu cerca de 300 discentes de Letras em diferentes modalidades (Letras Língua Portuguesa, Letras Língua inglesa e Letras Libras) de diferentes regiões do Pará e do Brasil.