Os discursos do amor que permeiam as relações afetivas interpessoais na sociedade são cada vez mais variados. Nessa perspectiva, quando um indivíduo manifesta no seu discurso a premissa como “eu amo você”, ele está realizando a ação de amar embutida no próprio discurso. Contudo, para mais diversas enunciativas que abordam sobre o amor, muitos optaram pela linguagem poética, tida entre os leitores como estruturas mais complexas linguisticamente. Assim, para uma melhor elucidação de como esses diferentes discursos amorosos se concretizam na rica linguagem poética, propomos uma investigação dos mesmos no corpus do livro da autora brasileira Lya Luft, na coletânea de poemas modernos intitulada “Secreta Mirada”. Não obstante, como categoria analítica destacamos o amor, tema universal e de suma importância para a literatura. Para atingir ao objetivo pré-estabelecido, toma-se como metodologia de cunho qualitativo a pesquisa descritiva- bibliográfica (Paiva, 2019). Para este estudo, lança-se mão dos pressupostos teóricos postulados por Maingueneau (1997, 2008), Pêcheaux (2008), Orlandi (2007), Foucault (1996), entre outros escritores que abordam sobre os conceitos teóricos sobre o discurso a análise do discurso da linha francesa. Juntamente com essas teorias, utilizamos os estudos de Lebrun (1986), Leminski (1986), Geruza (2010), entres outros teóricos que tratam sobre a temática do amor e suas construções. A análise nos mostra que os elementos amorosos constituintes nas liras de Lya Luft apresentam muitas características diversas do amor, tendo em vista que ela faz menção ao amor eros, a solidão amorosa e ao amor sublime que tem para com sua filha. Contudo, notamos o que o amor retratado se difere ao que encontramos na sociedade moderna líquida, já que o “amor líquido”, termo criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, com relações interpessoais cada vez mais vazias e distantes, é o real traço amoroso que persiste no século XXI.