LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DO CLUBE DELEIT(URA) NA BAHIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111352 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3488 "inscrito_id" => 3126 "titulo" => "LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DO CLUBE DELEIT(URA) NA BAHIA" "resumo" => "Este artigo explora a formação de leitores literários no Clube Deleit(ura), um projeto no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe, Bahia. Investigando as histórias de vida e experiências de leitura literária dos participantes, o estudo visa compreender como o Clube contribui para o desenvolvimento leitor desses jovens. Utilizando a Sociologia da Leitura como base teórica, recorremos a especialistas como Roger Chartier, Robert Darnton, Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré e Márcia Abreu para analisar as histórias de leitura, e a Rildo Cosson, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Michèle Petit e Daniel Penac para discutir a formação leitora. A metodologia adotada é qualitativa, com foco na pesquisa narrativa e História Oral, conforme as diretrizes de Lucilia Delgado, Jovchelovitch e Bauer. Grupos de discussão baseados nos estudos de Wivian Weller foram realizados para entender as ações do Clube Deleit(ura), como promove o diálogo e a participação, e suas contribuições para a formação leitora. Complementarmente, entrevistas narrativas foram conduzidas para destacar as histórias individuais de leitura dos participantes. Os resultados revelam a significativa influência da leitura literária na vida desses jovens. O Clube Deleit(ura) se mostra como um espaço vital de experiências, acolhimento e desenvolvimento pessoal, evidenciando a relevância das práticas sociais de leitura em ambientes educacionais. As atividades do Clube não apenas enriquecem a experiência educacional, mas também contribuem para o crescimento pessoal e cultural dos estudantes, oferecendo um espaço seguro para exploração e diálogo. Este estudo ressalta a importância de iniciativas como o Clube Deleit(ura) para a formação leitora, demonstrando o poder da leitura literária como uma ferramenta de transformação pessoal e social, especialmente no contexto educacional. Ele destaca como essas práticas de leitura compartilhada podem moldar a percepção dos jovens sobre si mesmos e o mundo, fortalecendo suas habilidades de leitura e pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3126_TB3488_27102024190354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENARIA OLIVEIRA DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "SENÁRIA SANTANA" "autor_email" => "senaria.oli@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111352 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3488 "inscrito_id" => 3126 "titulo" => "LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DO CLUBE DELEIT(URA) NA BAHIA" "resumo" => "Este artigo explora a formação de leitores literários no Clube Deleit(ura), um projeto no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado em São José do Jacuípe, Bahia. Investigando as histórias de vida e experiências de leitura literária dos participantes, o estudo visa compreender como o Clube contribui para o desenvolvimento leitor desses jovens. Utilizando a Sociologia da Leitura como base teórica, recorremos a especialistas como Roger Chartier, Robert Darnton, Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré e Márcia Abreu para analisar as histórias de leitura, e a Rildo Cosson, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Michèle Petit e Daniel Penac para discutir a formação leitora. A metodologia adotada é qualitativa, com foco na pesquisa narrativa e História Oral, conforme as diretrizes de Lucilia Delgado, Jovchelovitch e Bauer. Grupos de discussão baseados nos estudos de Wivian Weller foram realizados para entender as ações do Clube Deleit(ura), como promove o diálogo e a participação, e suas contribuições para a formação leitora. Complementarmente, entrevistas narrativas foram conduzidas para destacar as histórias individuais de leitura dos participantes. Os resultados revelam a significativa influência da leitura literária na vida desses jovens. O Clube Deleit(ura) se mostra como um espaço vital de experiências, acolhimento e desenvolvimento pessoal, evidenciando a relevância das práticas sociais de leitura em ambientes educacionais. As atividades do Clube não apenas enriquecem a experiência educacional, mas também contribuem para o crescimento pessoal e cultural dos estudantes, oferecendo um espaço seguro para exploração e diálogo. Este estudo ressalta a importância de iniciativas como o Clube Deleit(ura) para a formação leitora, demonstrando o poder da leitura literária como uma ferramenta de transformação pessoal e social, especialmente no contexto educacional. Ele destaca como essas práticas de leitura compartilhada podem moldar a percepção dos jovens sobre si mesmos e o mundo, fortalecendo suas habilidades de leitura e pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3126_TB3488_27102024190354.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SENARIA OLIVEIRA DA SILVA SANTANA" "autor_nome_curto" => "SENÁRIA SANTANA" "autor_email" => "senaria.oli@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }