FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS: PROPOSTA DE ENSINO COM BASE NA LITERATURA
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Nosso objetivo é demonstrar como construir relações afetivas com a literatura, nos primeiros anos de vida, evidenciando a experiência, o gosto e o prazer pela leitura, começando pela interação com o universo literário e a escolha de livros infantis. Para isso, desenvolvemos um estudo exploratório, descritivo e propositivo, por meio de pesquisas bibliográficas, propondo um ensino que não se limita a métodos didáticos, mas orienta família e professor na experiência literária durante o processo de alfabetização e letramento. Nossa pesquisa investiga como a literatura infantil pode ser integrada ao processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais; como construir relações afetivas e significativas com a literatura infantil para formar leitores críticos e competentes; e como despertar o gosto e o prazer pela leitura literária desde cedo. Fundamentamo-nos em estudos de Coelho (2000), Lajolo (1984, 2008), Zilberman (1985, 1990, 2003), Kleiman (1995), Soares (1998), entre outros. 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