A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112049 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4524 "inscrito_id" => 13932 "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4524_26102024123737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112049 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4524 "inscrito_id" => 13932 "titulo" => "A RELAÇÃO ESCOLA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS" "resumo" => "Este trabalho abordará discussões sobre as práticas didáticas e metodológicas na escola, tendo em vistas as mudanças ocorridas na sociedade e na educação, após as mudanças provocados pela pandemia do COVID-19. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a relação escola e educação, mediada pelas tecnologias. A metodologia foi uma revisão narrativa de literatura e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sistematizados em três categorias: educação, escola, e tecnologia. Os resultados trazem reflexões sobre o papel da educação e da escola, onde consideramos que a escola é uma instituição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, portanto deve, favorecer uma formação cognitiva, intelectual, moral e ética dos sujeitos. É uma fato importante pontuar que o papel da escola está voltado para organizar e sistematizar conhecimento científico e conceitual. Neste sentido, é preciso pensar a educação, pois deve incluir a história de vida do aluno, suas experiências, relação com a família e comunidade e o contexto histórico-cultural em que vivemos. Assim, não devemos confundir educação e escola, de modo a reduzir uma a outra. A educação acontece dentro e para além da escola e pode, atualmente, ser mediada pelas tecnologias. Não é à toa que temos uma proposto de ensino voltado para Educação A Distância (EaD). Essa modalidade de ensino ainda é alvo de muitas polêmicas e resistências, mas o fato é que para que tenhamos uma educação de qualidade, seja presencial ou remota, ela precisa de planejamento, objetivo, organização e, além disso, precisa estar, sobretudo, comprometida com a realidade dos sujeitos envolvidos. A tecnologia se apresenta como subsídio importante para educação, de maneira cada vez mais frequente, no entanto, vale ressaltar que esta não substitui e nunca substituirá o papel do professor como mediador fundamental no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13932_TB4524_26102024123737.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandramss88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }