O objetivo geral deste artigo consiste em apresentar uma proposta metodológica para abordar a Língua Portuguesa, na perspectiva da Sociolinguística, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Este estudo se justifica por tratar de uma temática muito pertinente para o contexto da sala de aula, considerando as variedades linguísticas do português brasileiro. Ademais, tem-se o intuito de promover uma reflexão acerca da relevância de ensinar aos alunos que a nossa língua não pode ser restringida aos preceitos da norma-padrão. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo. Para a consolidação deste estudo, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Sociolinguística, as variações linguísticas e o ensino de Língua Portuguesa na atualidade. Como resultado deste estudo, elaborou-se uma sequência didática pautada nos pressupostos teóricos de renomados autores desta área, tais como, Bagno (1999), Bagno (2006), Bagno (2007), Travaglia (2006) e Labov (2008), além de considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), haja vista que é um documento normativo considerado como referência para a elaboração dos currículos escolares e das propostas pedagógicas para a educação básica. Por fim, considera-se importante destacar que este trabalho pode ser utilizado como recurso didático pelos docentes que atuam na referida etapa de ensino, como também pode servir como aporte teórico para futuras pesquisas relacionadas ao tema versado.