Apesar dos avanços tecnológicos educacionais e das estratégias metodológicas, é recorrente a abordagem pedagógica de forma tradicional, centralizada na memorização dos conteúdos e sem contexto com a realidade dos alunos. Jogos didáticos têm sido apontados como recurso pedagógico/metodológico relevante para dinamizar o ensino-aprendizagem de forma ativa, apresentando grande potencial no ensino de Ciências e Biologia, nos diversos níveis de ensino. Percepções e conhecimentos que estudantes apresentam sobre fungos são limitados em relação a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Este trabalho objetivou elaborar e avaliar um jogo da memória para o ensino de micologia. A avaliação do jogo foi realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus X da UNEB. A criação do jogo foi realizada na plataforma de designer Canva®. O jogo foi elaborado com material de baixo custo. Após elaboração do jogo, foi aplicado junto aos estudantes e avaliado através de um formulário Googleforms® para verificar sua adequação, aceitação, jogabilidade e outros aspectos. Para a avaliação do jogo, os voluntários responderam o questionário de forma anônima que continham as seguintes perguntas: Qual percepção sobre o jogo? Qual nível de ensino pode ser destinado? O design do jogo? As cartas do jogo apresentam legibilidade? Qualidade das imagens? Recomendaria este jogo? Jogaria novamente? Pode ser usado em sala de aula? Como professor(a) usaria? O que achou de positivo? Qual(is) aspecto(s) precisa melhorar? A pesquisa permitiu demonstrar como o lúdico pode e deve ser trabalhado no âmbito educacional, através de um jogo didático. O jogo foi avaliado como apto para ser usado no ensino. De acordo com o resultado, a ludicidade está presente, fazendo ser um jogo divertido e com aprendizado, uma vez que este foi um dos pontos a ser investigado.