Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 19612 "titulo" => "PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora.Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universit" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19612_TB7784_14102024114107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA VIÉGAS" "autor_email" => "priscila.viegas@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114338 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 19612 "titulo" => "PRÁTICA BOOKTUBE: PRÁXIS E INTERSECÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora.Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universit" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19612_TB7784_14102024114107.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA DA CONCEIÇÃO VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA VIÉGAS" "autor_email" => "priscila.viegas@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Desenvolvido com acadêmicos do Curso de Letras/Português, da Universidade Estadual do Piauí, este trabalho apresenta um recorte do Projeto de Extensão Universitária - NAVEGANDO NA POESIA EM CANÇÕES: um encontro entre Literatura e Música Popular Brasileira (2020), e teve por objetivo geral apreciar obras da Música Popular Brasileira, percebendo as interações entre poesia e canção. A partir desse projeto de extensão foi possível desenvolver, por meio da metodologia de oficina pedagógica, a práxis “Literatura e cAnÇÃO: as novas leituras de mundo e a prática booktube”, que faz parte do escopo desta comunicação mediante a contextualização de práticas de leitura associadas à intersecção tecnológica na perspectiva educacional, incentivando a produção de resenhas das canções estudadas e a criação de booktubes. Nesse ínterim, houve o compartilhamento de saberes acerca da formação do leitor e os seus modos de ler, levando em consideração as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, as múltiplas linguagens e o letramento digital que contribuem para a produção de conhecimento e para a formação docente, recorrendo a estratégias de disseminação do conhecimento aliadas ao entretenimento e à aprendizagem significativa para a vida do estudante. A partir das considerações evidenciadas, o referencial teórico-metodológico apresenta os olhares e as convergências de Caldeira e Zaidan (2013), Carvalho e Viégas (2017, 2019, 2021), Miranda (2009), Vicentini e Domingues (2008), entre outros autores. Desse modo, os conhecimentos adquiridos neste projeto têm contribuído para o desenvolvimento de investigações na área e o aperfeiçoamento de competências pertinentes à práxis, assim como, vem colaborando na formação continuada de docentes da rede estadual do Maranhão, na modalidade de educação integral propedêutica, local de atuação profissional da pesquisadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.