Ao pensarmos em ensino de língua inglesa na atualidade, nos deparamos com um objeto de ensino cuja utilização compreende uma perspectiva intercultural por possuir o status de língua franca, isto é, trata-se de uma língua que é utilizada para intercambiar trocas comunicativas entre povos de origens linguísticas e culturais diversas. Por esse motivo, é importante que o ensino dessa língua contemple temas como conhecimento e respeito a diferentes povos e culturas. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para ensino de língua inglesa que abrange princípios de um ensino de língua orientado para a interculturalidade. Tal proposta foi estruturada a partir da adaptação de uma unidade de um livro didático de língua inglesa do novo Ensino Médio. Em termos de metodologia, para adequação da unidade do livro didático, lançamos mão das orientações metodológicas para a utilização de livro didático de língua inglesa propostas por Hammer (2001), que incluem estratégias de adaptação, adição, omissão e substituição de atividades presentes no livro didático. O nosso embasamento teórico inclui autores que discutem interculturalidade e ensino de língua inglesa em uma perspectiva conceitual e pedagógica (Kramsch, 2005; Byram; Gribkova; Starkey, 2002), bem como autores que apresentam orientações metodológicas para adaptação de livro didático (Hammer, 2001; Serrar, 2020). Desse modo, a proposta pedagógica exposta neste trabalho se apresenta como um apontamento metodológico capaz de desenvolver nos alunos um posicionamento crítico diante das diferenças culturais, fomentando, assim, a socioafetividade através do ensino de língua inglesa.