O artigo propõe uma análise sobre as especificidades da docência no ensino superior, visando refletir sobre um novo paradigma de pedagogia universitária, que supere os enfoques didáticos clássicos. Através de pesquisa bibliográfica, fundamentada em análises teóricas de autores como Almeida e Pimenta (2011), Pimenta e Anastasiou (2002), Masetto (2003), Edgar Morin (2000), Severino (2001), entre outros, constata-se uma lacuna na formação docente do ensino superior, no tocante à didática e aos processos de ensino e aprendizagem. A falta de formação pedagógica específica é evidenciada, com a valorização da pesquisa em detrimento do ensino. Isso resulta em um ensino universitário tradicional, centrado na transmissão de conhecimentos, em vez de promover uma relação mais autônoma e transformadora do estudante com o saber. O ensino superior exige uma ação docente diferenciada da tradicionalmente praticada, onde o professor atue de forma reflexiva, crítica e competente, explicitando os sentidos e significados de suas disciplinas e contribua não só no percurso formativo do estudante, como também no projeto político e pedagógico dos cursos. Destaca-se a urgência de investimentos na formação inicial e continuada dos professores, reconhecendo o ensino como uma dimensão fundamental da atividade acadêmica e promovendo práticas inovadoras que estimulem o protagonismo do estudante na construção do conhecimento.