As sociedades contemporâneas encontram-se imersas em um processo de universalização da informação no qual o uso dos meios eletrônicos é cada vez mais frequente. Neste contexto, entende-se que resultará adequado incorporar à prática educativa aquelas tecnologias que possam contribuir a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, partindo de postulados de autores como Oxford (1990), Felder e Soloman (1993) e Brown (1994), que indicam que existem múltiplas formas de aprender, a pesquisa que se apresenta tem como objetivo identificar quais são os perfis de aprendizagem de um grupo de alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pará e, também, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que mais utilizam para aprender espanhol, tratando de verificar se existe uma relação direta entre o seu perfil e a tipologia das aplicações que utilizam. Para isso, optou-se, metodologicamente, pelos princípios da abordagem fenomenológica, considerando os postulados de autores como Schütz (1993), Berger e Luckmann (1993) e Husserl (2001), utilizando instrumentos de obtenção de informações de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados preliminares da pesquisa indicam que o equilíbrio caracteriza o perfil de aprendizagem deste grupo de informantes e, também, que utilizam um elevadíssimo número de aplicações para aprender espanhol de forma autónoma.