Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110239
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1945
    "inscrito_id" => 9424
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "resumo" => "As sociedades contemporâneas encontram-se imersas em um processo de universalização da informação no qual o uso dos meios eletrônicos é cada vez mais frequente. Neste contexto, entende-se que resultará adequado incorporar à prática educativa aquelas tecnologias que possam contribuir a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, partindo de postulados de autores como Oxford (1990), Felder e Soloman (1993) e Brown (1994), que indicam que existem múltiplas formas de aprender, a pesquisa que se apresenta tem como objetivo identificar quais são os perfis de aprendizagem de um grupo de alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pará e, também, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que mais utilizam para aprender espanhol, tratando de verificar se existe uma relação direta entre o seu perfil e a tipologia das aplicações que utilizam. Para isso, optou-se, metodologicamente, pelos princípios da abordagem fenomenológica, considerando os postulados de autores como Schütz (1993), Berger e Luckmann (1993) e Husserl (2001), utilizando instrumentos de obtenção de informações de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados preliminares da pesquisa indicam que o equilíbrio caracteriza o perfil de aprendizagem deste grupo de informantes e, também, que utilizam um elevadíssimo número de aplicações para aprender espanhol de forma autónoma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9424_TB1945_03102024115953.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ PESSÔA DO RÊGO LOBO"
    "autor_nome_curto" => "José Pessoa do"
    "autor_email" => "pessoalobo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110239
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1945
    "inscrito_id" => 9424
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICO-TECNOLÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL NA AMAZÔNIA: A VOZ DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "resumo" => "As sociedades contemporâneas encontram-se imersas em um processo de universalização da informação no qual o uso dos meios eletrônicos é cada vez mais frequente. Neste contexto, entende-se que resultará adequado incorporar à prática educativa aquelas tecnologias que possam contribuir a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, partindo de postulados de autores como Oxford (1990), Felder e Soloman (1993) e Brown (1994), que indicam que existem múltiplas formas de aprender, a pesquisa que se apresenta tem como objetivo identificar quais são os perfis de aprendizagem de um grupo de alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pará e, também, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que mais utilizam para aprender espanhol, tratando de verificar se existe uma relação direta entre o seu perfil e a tipologia das aplicações que utilizam. Para isso, optou-se, metodologicamente, pelos princípios da abordagem fenomenológica, considerando os postulados de autores como Schütz (1993), Berger e Luckmann (1993) e Husserl (2001), utilizando instrumentos de obtenção de informações de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados preliminares da pesquisa indicam que o equilíbrio caracteriza o perfil de aprendizagem deste grupo de informantes e, também, que utilizam um elevadíssimo número de aplicações para aprender espanhol de forma autónoma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9424_TB1945_03102024115953.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ PESSÔA DO RÊGO LOBO"
    "autor_nome_curto" => "José Pessoa do"
    "autor_email" => "pessoalobo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As sociedades contemporâneas encontram-se imersas em um processo de universalização da informação no qual o uso dos meios eletrônicos é cada vez mais frequente. Neste contexto, entende-se que resultará adequado incorporar à prática educativa aquelas tecnologias que possam contribuir a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, partindo de postulados de autores como Oxford (1990), Felder e Soloman (1993) e Brown (1994), que indicam que existem múltiplas formas de aprender, a pesquisa que se apresenta tem como objetivo identificar quais são os perfis de aprendizagem de um grupo de alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pará e, também, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que mais utilizam para aprender espanhol, tratando de verificar se existe uma relação direta entre o seu perfil e a tipologia das aplicações que utilizam. Para isso, optou-se, metodologicamente, pelos princípios da abordagem fenomenológica, considerando os postulados de autores como Schütz (1993), Berger e Luckmann (1993) e Husserl (2001), utilizando instrumentos de obtenção de informações de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados preliminares da pesquisa indicam que o equilíbrio caracteriza o perfil de aprendizagem deste grupo de informantes e, também, que utilizam um elevadíssimo número de aplicações para aprender espanhol de forma autónoma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.